Pular para o conteúdo principal

Proposta de André Figueiredo susta contrato que prevê estudos para a privatização dos Correios



O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 422/20, do líder da oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), susta contrato entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio Postar, destinado a estudos sobre parcerias com a iniciativa privada para gestão do serviço postal no País.

O texto lembra que o serviço postal é prestado hoje pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que os Correios devem atuar em regime de privilégio (monopólio).

“O lugar da discussão acerca da desestatização dos Correios é o Congresso Nacional”, disse André Figueiredo. “A transformação da natureza do serviço postal no Brasil depende anteriormente de emenda à Constituição”, explicou.

Pelos estudos, o BNDES se comprometeu, em licitação concluída em agosto último, a pagar cerca de R$ 7,89 milhões ao Consórcio Postar, formado pelas empresas Accenture do Brasil Ltda. e Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados.

Adicionalmente ao PDL 422/20, o deputado André Figueiredo apresentou em sequência outras três iniciativas similares, todas no intuito de sustar outros atos do Poder Executivo relacionados à eventual privatização dos Correios.

O PDL 424/20 susta a Resolução 89/19, do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, que aprovou a contratação de pareceres e estudos sobre o setor postal. A norma possibilitou o contrato entre BNDES e Postar.

O PDL 425/20 susta o Decreto 10.066/19, que colocou os Correios na lista das estatais federais passíveis de privatização. Já o PDL 426/20 susta o Decreto 9.589/18, que trata dos processos de desestatização de empresas controladas diretamente pela União.

Roberto Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________