Pular para o conteúdo principal

Cinco candidatos disputam o Governo do Ceará



Os eleitores cearenses devem escolher entre cinco nomes qual será o seu candidato a governador nas eleições deste ano. No domingo (05), foi encerrado o prazo para a homologação das candidaturas em convenções.

Segundo a legislação eleitoral, as chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações têm de ser oficializadas até esta segunda-feira (6). Veja quem são os candidatos a governador do Ceará:


Ailton Lopez (Psol)

Formalizando a chapa com o PCB, o Psol apresentou ao Governo do Estado a candidatura do bancário Ailton Lopes junto à militante social Raquel Lima. Ao Senado, o Psol formalizou as candidaturas da professora Anna Karina Cavalcante e do pastor Jamieson Simões. Além das candidaturas majoritárias ao Governo e ao Senado, o Psol formalizou 36 pré-candidatos à Assembleia Legislativa e cerca de 20 à Câmara de Deputados, entre militantes de todo o estado. A convenção da legenda aconteceu no último dia 28 e julho, na sede do partido, em Fortaleza. Bancário, linguista, integrante do movimento sindical e LGBT, Ailton é considerado um dos principais nomes do Psol no Ceará. Ele disputou a eleição estadual para o governo em 2016 e para a Câmara Municipal em 2016.


Camilo Santana (PT)

A coligação “Com a Força do Povo”, formada por PT e PDT, lançou no domingo (05) a chapa majoritária composta por Camilo Santana (governador, candidato à reeleição), Izolda Cela (vice-governadora) e Cid Gomes (para uma das vagas de senador). A composição abriu caminho para a composição informal com o senador Eunício Oliveira (MDB) que disputará a reeleição. A eleição para o Senado mostra uma divisão poucas vezes vista em aliança. As siglas foram divididas entre “quem vai com Cid e quem fica com Eunício”. As parcerias já estão definidas. Apoiarão a reeleição de Eunício Oliveira: PSD, PRB, Podemos, Avante, PHS, PSC e Solidariedade. Todos as demais legendas da maior coligação da história do Ceará ficarão com Cid. Engenheiro agrônomo, professor e governador do Ceará, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará no governo de Cid Gomes, de 1 de fevereiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010, além de Secretário das Cidades no mesmo governo. Servidor público federal por concurso, ocupou a superintendência adjunta do IBAMA no Ceará em 2003 e 2004.Foi o deputado estadual mais votado do Ceará em outubro de 2010, com 131.171 votos.


Helio Gois (PSL)

O Partido Social Liberal (PSL), em aliança com o DC, promoveu sua convenção no último dia 29 de julho para homologar o nome do advogado Helio Gois como candidato ao Governo do Estado, tendo como vice a professora Ninon Tauchmann. O médico Marcio Pinheiro foi escolhido para a disputa ao Senado. Helio Gois é formado em direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade de Heidelberg Ruprecht Karl, na Alemanha. Atua como advogado no quadro do escritório Aldairton Carvalho Advogados Associados e como professor na Unifor. Essa é a primeira eleição que disputa, “buscando a renovação da política, como apontam as pesquisas de opinião”.


Gonzaga (PSTU)

O PSTU oficializou a candidatura do operário Francisco Gonzaga ao Governo do Ceará, na noite da quinta-feira (2), na sede do partido, em Fortaleza. O candidato a vice na chapa é Reginaldo Ferreira, servidor público em Limoeiro do Norte. A sigla apostou em chapa pura e tem apenas um nome concorrendo ao Senado, o operário Geraldo Magela, além de candidatos a deputado federal e estadual. Francisco Gonzaga tem 60 anos e é trabalhador da construção civil. Natural do município de Croatá, já foi candidato ao Governo em 2010 e à Prefeitura de Fortaleza em 2016 e em 2012. Foi candidato a vice-prefeito da Capital em 2008, em aliança com Renato Roseno (Psol).


Theophilo (PSDB)

O PSDB confirmou oficialmente, em convenção, no dia 29 de julho, o nome do general Guilherme Cals Theophilo como candidato ao governo do Ceará. Quatro dias depois, a professora universitária e administradora de empresa, Emilia Pessoa (PSDB), foi escolhida, candidata a vice-governadora. Em convenção conjunta, o PSDB também oficializou a coligação com o Pros apenas para a disputa majoritária. No Senado, as legendas lançaram o empresário Luiz Eduardo Girão (Pros) e a média Mayra Pinheiro (PSDB). Até março, Theóphilo foi comandante de logística do Exército. Ele tem experiência setores estratégicos para a segurança nacional e experiência no combate ao tráfico de armas e drogas e controle das fronteiras. Filho do general de brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto, o pré-candidato pertence a uma das mais tradicionais famílias do Exército, com atuação desde o Império.
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte comemorou seus 69 anos de fundação.

Em solenidade realizada na manhã de sábado 09 de julho de 2016, a LDLN (Liga Desportiva de Limoeiro do Norte) comemorou 69 anos da sua fundação, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII. A LDLN prestou homenagem para os desportistas Amara e Tico do Vila União, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves. A mesa foi composta pelo o presidente em exercício Arineudo Roberto, Maze e Marcos Júnior e Paulo Noronha.   ____________________________________________________________________________