Pular para o conteúdo principal

Meirelles cita Lula e diz que foi responsável pela boa fase do governo petista



A nova estratégia da campanha de Henrique Meirelles (MDB) ao Planalto foi testada nesta quarta-feira (4) diante de uma plateia que lhe é familiar: os empresários.

Orientado por sua equipe de comunicação, Meirelles fez um discurso em que citou o governo do ex-presidente Lula (PT) como sua experiência de sucesso e disse que vai mostrar que foi ele quem conduziu a política econômica na boa fase da gestão petista.

Se eleito presidente da República em outubro, o ex-ministro da Fazenda diz que fará em quatro anos o que já fez pelo país nos dois governos dos quais participou. “Eu sirvo o país. Trabalhei com Lula, trabalhei com Temer”.

“A lembrança daquela época [governo Lula] é a de que 60 milhões de pessoas entraram na classe média, porque o país cresceu”, disse Meirelles durante evento promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). “Vou mostrar quem conduziu a economia naquele período”, completou.

BC

Meirelles comandou o Banco Central durante os oito anos de Lula no poder e, durante a gestão Temer, de maio de 2016 a abril deste ano, foi o chefe da equipe econômica do emedebista.

Discurso

Empacado com 1% nas pesquisas há meses, o pré-candidato foi orientado pela equipe de campanha a adotar um discurso mais assertivo e agressivo em relação aos adversários, principalmente contra Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT). Além disso, foi estimulado pelos auxiliares a citar Lula sem constrangimento, deixando um papel mais tímido -ou quase nulo– para Michel Temer, de quem foi ministro, mas que carrega o título de presidente mais impopular da história, com 82% de reprovação.

Interna
Segundo ele, pesquisas encomendadas por sua campanha mostram que quem tem informação sobre sua biografia, vota nele. Por isso, afirma, é preciso que as pessoas o conheçam para que ele suba nas pesquisas -e isso só deve acontecer, acredita, após o início da propaganda eleitoral na TV, em 31 de agosto. Em seu discurso, Meirelles frisou que é a opção de segurança e experiência para a disputa ao Planalto e que tem uma biografia ilibada.

Advertência
Também sob advertências de sua equipe de campanha, o ex-ministro tentou evitar uma palestra técnica, cheia de dados e focada em economia. Por pelo menos duas vezes, porém, se apressou em dizer que evitaria falar de números logo após repetir vários deles -um cacoete de economista. Ele disse que a primeira medida enviada ao Congresso, caso seja eleito, será a reforma da Previdência -por meses a principal bandeira do governo Temer, mas que naufragou por falta de apoio parlamentar.

E ainda
Defendeu ainda a redução da carga tributária e a simplificação tributária. Daí então, ele diz, as empresas terão mais condições de investir no país, gerando emprego. Meirelles defendeu a simplificação em primeiro lugar, com impostos como PIS/Cofins, ICMS e correlatos consolidados em um imposto sobre valor agregado, distribuído entre estados e municípios de forma neutra. Para ele, a proposta é fundamental para o crescimento da indústria.

Com informações da Folha
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________