Pular para o conteúdo principal

Com novos 1.000 agentes, sistema penitenciário amplia efetivo em quase 50%



Novos mil agentes penitenciários receberam termo de posse e exercício nesta terça-feira (3), em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará. São mais 850 homens e 150 mulheres que reforçarão a segurança do sistema penitenciário cearense. Os agentes são aprovados do concurso iniciado em outubro último, que superou 76 mil inscritos. Na ocasião, o governador Camilo Santana, a secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, além da cúpula de segurança do Estado, liderada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, estiveram presentes.

Vestindo a camisa de agente penitenciário sob o distintivo da profissão, ambos entregues pela agente Ana Lívia Brasil, de 28 anos, que alcançou o primeiro lugar no curso de formação, o governador Camilo Santana enfatizou o esforço do Governo do Ceará em colocar o sistema cearense como um dos melhores e mais humanizados do País. “(Os mil agentes representam) um aumento de quase 50% no efetivo atual. Isso vai melhorar as condições de trabalho, de estrutura e, principalmente, de ampliação que estamos fazendo no número de vagas do sistema. Este efetivo, além de reforçar a demanda que já existia, vai garantir a ampliação das unidades que estão sendo inauguradas”, afirmou.

Na última semana, o chefe do Executivo participou da inauguração do Centro de Detenção Provisória, em Aquiraz. O equipamento tem meta de zerar o número de presos em delegacias do Estado. Além deste centro, Camilo Santana afirmou que outras cinco unidades estão sendo construídas no Ceará: duas na Região Metropolitana de Fortaleza, uma no município de Tianguá e outra, em Crateús; além da unidade de segurança máxima.“Queremos fazer do sistema penitenciário do Ceará um dos melhores do Brasil. Para isso, precisamos de investimentos e de pessoal”, continuou o governador.

Os mil agentes que tomaram posse se somam aos 2.136 profissionais ligados à Secretaria da Justiça. Segundo confirma Socorro França, a distribuição dos agentes contemplará todas as regiões do Estado. “Ficarão 500 agentes na Região Metropolitana e 500, no Interior. Vamos fortalecer cada vez mais o sistema penitenciário para que possamos ter uma proposta de ressocialização factível”, disse. Para a contratação dos profissionais, o investimento financeiro anual é da ordem de R$ 39 milhões.

A titular da pasta também ratificou a proposta de humanização pela qual o sistema penitenciário vem passando nos últimos anos e afirmou que os novos profissionais vão contribuir com a responsabilidade deste aperfeiçoamento. “É um dia muito importante para o sistema penitenciário do Ceará. Além destes 1.000 agentes, o governador Camilo Santana enviou mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará, solicitando a criação de mais 700 vagas. Isso é extremamente importante num País que sofre recessão econômica”, avaliou a gestora. Com a aprovação, todo o cadastro de reserva do concurso será convocado.

Novos agentes, novo sistema

Acompanhada da mãe Cristina Gomes, que, dos seus 59 anos, 38 foram dedicados à carreira de agente penitenciário no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, Daniele Gomes, 30, comemorou sua posse. “Está sendo uma experiência única. O concurso foi muito difícil. Estou muito feliz por ter superado este desafio”, contou a filha, que antes atuava como bancária. Daniele disse, ainda, que a carreira da mãe não a influenciou. “Era uma vontade minha mesmo. E estou muito feliz por isso”, reforçou.

E quem também não conteve a felicidade foram os jovens Lucas Lima e Júlia Pinheiro, ambos de 21 anos. “As preparações teórica e prática foram ótimas. Passei a gostar ainda mais da profissão após a formação”, pontuou Lucas. “Queremos mudar o sistema penitenciário, torná-lo mais humano”, acrescentou Júlia.

Além de prova objetiva, todos os aprovados realizaram inspeção de saúde, avaliação psicológica, treinamento de aptidão física e curso de formação.
_______________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

Programa de Apoio Desenvolvimento Infantil - PADIN

Cuidado, carinho, orientação e atenção. Por meio do Padin, o Governo do Estado esta trabalhando para garantir o bem-estar das nossas crianças, fortalecendo os vínculos nas famílias e na comunidade. Parte do pilar “Tempo de Crescer” do Mais Infância Ceará, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin) oferece visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar mães, pais e cuidadores das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. _________________________________________________________________________________

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q