Pular para o conteúdo principal

Assembleia homenageia arquivistas e técnicos de arquivo em solenidade



A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta quarta-feira (04/07), sessão solene em homenagem aos 40 anos da regulamentação das profissões de arquivista e técnico de arquivo. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do deputado Heitor Férrer (SD).

Segundo  deputado, a homenagem se faz necessária sobretudo em face da luta que o grupo de profissionais desenvolve com o objetivo de qualificar mais estudantes e professores, além de formalizar a criação de cursos de Arquivologia nos estabelecimentos de ensino superior no Ceará.

“É sobremodo importante insistir na observação da necessidade de abertura de cursos superiores de Arquivologia nas universidades e faculdades cearenses, uma vez que o profissional formado em Arquivologia – também denominado arquivista – é responsável pela gestão, preservação e restauração de documentos, fotos, filmes, textos históricos e outros registros como cadernos comerciais, microfilmes, mídias digitais ou mesmo banco de dados online e, portanto, deve ter sólida formação para bem desempenhar o seu trabalho”, destacou.

O presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive/CE) e diretor geral do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio de Souza Porto, parabenizou a Secretaria da Cultura do Estado pela realização de concurso para os profissionais da Arquivologia, uma vez que é o primeiro certame voltado para a categoria desde a criação da pasta, em 1966.

Márcio Porto destacou ainda a importância da existência de arquivos públicos e institucionalizados que garantam as condições necessárias para “o cumprimento das normas e preceitos constitucionais de acesso, gestão, transparência e preservação das informações públicas”.

Receberam homenagens o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; a fundadora da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará, Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves; o presidente da Arquive/CE, Márcio de Souza Porto; o professor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP/CE), Daniel Marinho; e a representante das Faculdades de Ciências e Tecnologia do Nordeste (Facine), Iara de Castro Melo Andrade Leite.

Também foram homenageados o vice-presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará e presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Fernando Braga Ferreira; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Maria Cleide Rodrigues Bernardino; e a coordenadora do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcela Gonçalves Teixeira.

Participou da solenidade, ainda, o professor da UFCA, Jonathas Luiz Carvalho.

AL-CE
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________