Pular para o conteúdo principal

Manuela: "Dados mostram que violência do Brasil tem cara, cor e idade"



A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila publicou em suas redes sociais nesta terça-feira (5), comentários sobre o Atlas da Violência 2018, com base em dados do Ministério da Saúde, que mostram que os números de assassinatos de homens e mulheres negros cresceram no Brasil, enquanto, para os brancos cairam. “Esses dados comprovam que a violência do Brasil tem cara, cor e idade”.

“O resultado expresso no Atlas da Violência do Ipea traz não só números alarmantes. Mas nos faz refletir sobre questões que necessitam de estudo e ágil resposta”. De acordo com os dados, o Brasil teve 62.517 pessoas assassinadas em 2016. “Para vocês terem uma ideia, a guerra da Síria teve 49 mil mortos nesse mesmo período”, frisou Manuela.

“Existe um elemento que para mim é revelador. Existem brasileiros que sentem mais medo do que outros, embora, essa sensação tenha uma aparência democrática, ela não é. Ela é fruto dessa estrutura de gênero e raça construída pelo Estado brasileiro. Essa desigualdade é estruturada a partir da questão de gênero e raça”.

Em postagem sobre o assunto, Manuela afirma que “a indiferença pública com o tema cresce no mesmo ritmo em que aumenta a proporção de negros mortos. E isso não é coincidência, é racismo mesmo”, conclui.

“Percebam o seguinte, em 2004, tínhamos 30 negros mortos para cada 100 mil, e 19 brancos para cada 100 mil. Em 2016, temos 40 negros mortos para cada 100 mil, e 16 brancos para cada 100 mil”.

A pré-candidata do PCdoB afirmou que a violência não atinge todos de maneira igual. Manuela também falou sobre o dado que mostra que existe 5.3 mulheres negras mortas para cada 100 mil e 3.1 mulheres brancas para cada 100 mil.

Para isso, ela propõe uma reforma da segurança pública que passe pela inclusão dos homens e das mulheres negras. “Precisa ser uma solução que perceba essas características, que compreenda em que lugar essas pessoas vivem”.

“Existe como a gente debater uma nova política de segurança pública para enfrentar esta realidade sem debater uma nova política de drogas? Na minha interpretação, não. Porque tem uma relação direta com o narcotráfico e com a guerra as drogas”.

Veja aqui dados completos.

Assista na íntegra a fala da pré-candidata do PCdoB à Presidência da República:


________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________