Pular para o conteúdo principal

Ao Roda Viva, Ciro diz que política da Petrobras “é fraudulenta”; Veja o vídeo completo



No programa da TV Cultura, presidenciável do PDT criticou o governo federal pela crise dos caminhoneiros devido ao preço dos combustíveis

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, aproveitou a participação no programa Roda Viva, na TV Cultura na noite dessa segunda-feira (28/5), para disparar críticas ao governo federal.

Ele abriu a entrevista falando sobre a greve dos caminhoneiros, que entrou no 8º dia na segunda (28), paralisou importantes serviços públicos e privados, além de deixar o país sem combustível.

“Sobre esse momento difícil, vamos virar o jogo!”, disse, antes de cravar que a crise reflete a falta de planejamento em infraestrutura da gestão de Michel Temer à frente do Executivo federal, chamado por ele em vários momentos de “governo golpista”.

Petrobras

Ciro Gomes classificou de “desastrosa” e “estúpida” a política de preços da Petrobras, com reajustes quase diários no valor dos combustíveis: motivo alegado pelos caminhoneiros para deflagrar greve nacional na segunda-feira da semana passada (21). “Essa política da Petrobras é fraudulenta”, afirmou. Segundo ele, se a companhia fosse bem conduzida, “o preço do óleo diesel estaria, no máximo, em R$ 3”.

Ferrovias

De acordo com o pré-candidato, é preciso separar o joio do trigo, desmascarando os aproveitadores que estariam infiltrados no movimento para desestabilizar o país politicamente. No entanto, conforme afirmou, a greve evidenciou o esgotamento do modelo de transporte adotado no Brasil, altamente dependente das rodovias. No programa, defendeu investimentos em transportes ferroviários e fluvial/marítimo (de cabotagem). “Durante os últimos 20 anos, o Brasil destruiu as ferrovias”, argumentou.

“Eu apoio a greve dos caminhoneiros. Eles vivem em socorro. A política de preços é lesiva ao Estado. No momento, só há uma saída! Demitir o presidente da Petrobras, Pedro Parente, por realizar um gestão que não beneficia a nossa estatal, mas os empresários estrangeiros”, afirmou o pré-candidato.

Teto de gastos

Ciro Gomes também fez críticas ao projeto do Executivo que limitou investimentos pelos próximos 20 anos. “Qual o país do mundo tabela o que vai gastar por 20 anos com saúde e educação? E as futuras gerações? O que será oferecido para elas?”, apontou.

Alianças

Ao ser questionado sobre possíveis alianças políticas, caso seja eleito, o representante do PDT disse não pretender fechar portas, mas garantiu que seu partido vai “fechar a torneira da roubalheira”. “Não tenho ilusão que minha gestão vai mudar complemente o parlamento”, enfatizou. “Minha tática é procurar alianças com o PSB e o PCdoB. É um núcleo forte para um possível governo meu”, disse.

PT
Ele criticou ainda a insistência do PT em manter a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Violência

O pré-candidato também frisou que uma das frentes prioritárias em seu plano de governo é o combate à violência. Ciro Gomes citou a escalada da criminalidade em seu estado de origem, o Ceará, que teve rebeliões em presídios e precisou de auxílio de forças federais para conter a crise. “Temos especialistas para nos auxiliar nas soluções, estamos montando nossas propostas. Mas a situação [da violência urbana no país] nos causa absoluta perplexidade”, ressaltou.

Vídeo

Acompanhe a entrevista completa no vídeo abaixo:


_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Homicídio à bala na localidade de Tomé em Limoeiro

Ontem dia 18/07, por volta de 14h45min, na Vila de Fátima, distrito de Tomé, zona rural de Limoeiro, 02 (dois) indivíduos em uma moto não identificada efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a pessoa de ANTONIO DEUSIMAR DE SOUSA OLIVEIRA, 22 anos, natural de Fortaleza-CE, residente na referida comunidade, o qual veio a óbito no local. Tão logo se tomou conhecimento, equipes de policiais militares se deslocaram ao local indicado e nenhuma informação sobre os infratores foi repassada para o policiamento, diligências foram realizadas no intuito de identificar e prender os infratores, porém até o momento sem êxito. Furto de moto em Tabuleiro Ontem dia 18/07, por volta de 00h20min ligou para a USI de Tabuleiro do Norte/CE a pessoa de DANIEL RODRIGUES SILVA LUZ NETO, 22 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, solteiro, residente na Vila Macena, zona periférica de Tabuleiro do Norte, para informar que havia estacionado uma motocicleta HONDA CG 150 TITAN ES, de cor