Pular para o conteúdo principal

Grupo Dona Zefinha chega a Jaguaribe


Contemplado por meio do edital de chamada pública do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018, o projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e realizado pela Casa de Teatro Dona Zefinha.



Com três espetáculos e uma vivência, chega a Jaguaribe o grupo Dona Zefinha, que comemora 25 anos de carreira realizando uma circulação por cidades da Paraíba e Ceará. Isso acontece por meio do projeto “Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante”, contemplado pelo edital de chamada pública do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018. A temporada em Jaguaribe será de 6 a 8 de abril, no Teatro Paroquial e Calçadão da Beira Rio, para público de todas as idades e acesso gratuito.

No dia 6 (sexta-feira) Dona Zefinha leva ao palco “O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões”, no Teatro Paroquial.  No dia 7 (sábado), na Beira Rio, o grupo apresenta o espetáculo “O casamento de Tabarim”. E no dia 8 (domingo), também na Beira Rio, é a vez de “Ch@furdo”. Todas as apresentações estão marcadas para às 19h30.

Além dos espetáculos, o grupo Dona Zefinha realiza na cidade a Vivência Cenomusical, destinada a profissionais da cultura (educadores/professores e estudantes) com participação mediante inscrição. Será na sexta-feira, às 13 horas, na Escola de Ensino Fundamental Dr. Paulo Wagner Teixeira Guedes, com duas horas de duração. Conduzida por Vanildo Franco, integrante do grupo, a Vivência compartilha a pesquisa que o Dona Zefinha vem desenvolvendo para a montagem de seus espetáculos. Essa pesquisa se dá a partir do jogo cômico e musical através de jogos rítmicos e melódicos, com a utilização de material reciclado para ressignificação e construção de instrumentos sonoros. O conteúdo pode ser aplicado para sonorização cênica, educação musical e artística.

O PROJETO

“Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante” é um projeto de difusão, circulação e intercâmbio cultural que passa por cinco cidades. Começou em Sousa, na Paraíba, de 9 a 11 de março, esteve em Juazeiro do Norte de 22 a 24, e em Fortaleza no dia 27. Em abril, depois de Jaguaribe, o grupo retorna a Fortaleza para mais dois dias de programação, (dias 17 e 18). E em maio, de 11 a 13, Dona Zefinha encerra a temporada em Itapipoca, cidade do grupo.

Esta é a quarta edição do projeto Dona Zefinha Volante, que teve início em 2013 com circulação no Nordeste, em 2015 passou por bairros de Itapipoca e teve sua terceira etapa na região Sul do Brasil em 2016. Apresentada pelo do Ministério da Cultura e realizada pela Casa de Teatro Dona Zefinha, a nova circulação tem, além do Banco do Nordeste, o patrocínio das empresas Grande Moinho Cearense, Rubberloss e DASS.

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS DOS ESPETÁCULOS

O CIRCO SEM TETO DA LONA FURADA DOS BUFÕES (2012) - O espetáculo “O circo sem teto da lona furada dos Bufões” é uma comédia musical infantil que retrata a história de um circo mambembe nordestino tentando sobreviver no midiático mundo contemporâneo. Os palhaços “Bufão”, “Panfeto” e “Pafim”, regem a charanga tocando instrumentos exóticos ao vivo, fazendo gags, brincando com a plateia num tom despojado e teatral. Canções, palhaçadas, piruetas, mágicas, pernas de pau e outras “cositas”. A trupe faz de tudo para que a magia e a beleza do circo não cheguem ao fim, mesmo quando as atrações não passam de uma grande furada!
Classificação Indicativa: LIVRE. Musical Infantil: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco: Orlângelo Leal, Ângelo Márcio, Paulo Orlando, Joélia Braga e Samuel Furtado. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco

O CASAMENTO DE TABARIM (2003) - Tabarim deseja encontrar uma noiva para se casar. Vive inventando trapaças para ganhar dinheiro do modo mais fácil. Górgibus, o velho avarento, é seduzido pelas facetas do malandro e troca sua valiosa aliança por um saco de feijões mágicos. A trapaça é descoberta e o velho, na ânsia de tornar-se rico, vende a alma de sua filha Angélica para Méfisto, um diabo que vagueia pelo mundo em busca de novas almas. O destino cruel faz Tabarim se apaixonar por Angélica e para escapar das garras do velho e conseguir a mão da moça em casamento, aceita enfrentar Méfisto.
Classificação Indicativa: 12 anos. Comédia Teatral: 60min. Texto e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco:Orlângelo Leal, Joélia Braga, Ângelo Márcio e Paulo Orlando. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

CH@FURDO (2013) - Em “Ch@furdo” três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical. O irmão mais velho tenta a todo o momento reger e organizar a apresentação, façanha que se torna difícil uma vez que o irmão mais novo sempre se desconcentra atrapalhando os números e deixando o irmão do meio entre a obrigação e a brincadeira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os musicômicos Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica e outras surpresas. Um espetáculo livre para todos os públicos.
Classificação: LIVRE. Música Excêntrica/comicidade: 60min. Roteiro e Direção: Orlângelo Leal. Figurinos e Adereços: Joélia Braga. Elenco:Orlângelo Leal, Paulo Orlando e Ângelo Márcio. Técnica: Junior Pereira e Vanildo Franco.

SERVIÇO
“Dona Zefinha Volante - Programação Cultural Itinerante” em Jaguaribe – De 6 a 8 de abril. Dia 6, às 13h Vivência Cenomusical na Escola de Ensino Fundamental Dr. Paulo Wagner Teixeira Guedes (Travessa Projetada 04 S/N, bairro Expedito Diógenes). Espetáculos: Dia 6, às 19h30, no Teatro Paroquial (Rua Sabino Barreira, 523, Centro); dias 7 e 8, às 19h30, no calçadão da Av. Beira Rio. Toda a programação é gratuita. Informações: (88) 98870-0007.

PROGRAMAÇÃO EM JAGUARIBE (CE)

06 de abril | Sexta-Feira
13h - Vivência Cenomusical
Local: Escola de Ensino Fundamental Dr. Paulo Wagner Teixeira Guedes (Travessa Projetada 04 S/N, bairro Expedito Diógenes)
19h30 -  Espetáculo “O circo sem teto da Lona Furada dos Bufões”
Local: Teatro Paroquial (Rua Sabino Barreira, 523, Centro)

07 de Abril | Sábado
19h30 - Espetáculo “O casamento de Tabarim”
Local: Calçadão da Avenida Beira Rio

08 de Abril | Domingo
19h30 - Espetáculo “Ch@furdo”
Local: Calçadão da Avenida Beira Rio

ASSESSORIA DE IMPRENSA
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________