Pular para o conteúdo principal

Produtores fazem protesto na Capital


Fortaleza. Famílias de pecuaristas e lideranças políticas de Jaguaribara, a 219Km da Capital, e mais entidades de classes estiveram reunidas, ontem, para ampliar o apoio para viabilizar o polo leiteiro em Mandacaru, a 2km da sede, no entorno do Açude do Castanhão. O encontro, que aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), foi parte de uma agenda de reuniões em Fortaleza, com a finalidade de recompor a economia do Município, com grande dependência do reservatório.

Na reunião, que teve à frente o prefeito do Município, Joacy Júnior (PSDB), houve reclamação sobre a decadência da atividade produtiva nas comunidades atingidas pela barragem, prejudicando ainda mais a economia local. Com o ciclo de seca, o reservatório chegou ao mais baixo nível de lâmina de água desde a sua construção, com 4,6% da sua capacidade hídrica, afetando, diretamente a piscicultura.

No caso de Mandacaru, segundo o prefeito, a questão é que não houve o repasse de recursos do governo federal para a aquisição de matrizes leiteiras, para aumentar a produtividade e conferir maior qualidade ao produto que pode ser comercializado para a indústria de laticínio.

Alguns produtores estão investindo em leite, mas sem matrizes de excelência e com o produto destinado apenas para queijarias. Esse é o caso do produtor rural Domingos Fernandes Queiroz, 34. Ele conta que foi assentado em Mandacaru, após a cheia do Castanhão. Naquela época, conforme lembra, houve o compromisso de investir num polo leiteiro, favorecido pela água e pela qualidade do solo, permitindo um suporte alimentar estratégico para o rebanho.

Até o momento, como salientou Domingos, houve algumas intervenções, por parte do poder público, como a construção de cercas, estábulos e pastagens. Mas faltou o essencial, que era o crédito fundiário, permitindo um aporte de R$ 3,7 milhões para a compra dos animais.

O presidente da Faec, Flávio Saboya, disse que a questão é de determinação política, para que o repasse do crédito seja realizado, uma vez que foi aprovado. Ele disse que há uma vocação natural e viável para a pecuária, que não pode ser desperdiçada.

Diário do Nordeste
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q...

Comunicado do SAAE de Limoeiro do Norte

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Limoeiro do Norte através de sua Superintendência vem através deste veículo comunicado à todos os limoeirenses que haverá uma paralisação no abastecimento da Estação de Tratamento do Bixopá para manutenção afim de melhor atender a população do Espinho, Bixopá e comunidades vizinhas. A paralisação iniciou as 8hs com previsão do sistema retornar ao normal as 17hs desta quinta-feira, 27 de junho de 2019. O SAAE pede desculpas pelos possíveis transtornos e agradece a compreensão de todos.