Pular para o conteúdo principal

Deputado Roberto Mesquita denuncia rombo em regimes previdenciários municipais


O deputado Roberto Mesquita (PSD) denunciou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (21/09), os rombos realizados nos fundos de previdência municipais. De acordo com ele, prefeitos têm retirado os recursos oriundos da contribuição dos servidores municipais para outros fins, sem realizar a devida reposição. “Mesmo os municípios que têm muitas obrigações e poucas arrecadações cometem crime dessa forma, visto que esse recurso não é público”, disse.

O parlamentar cobrou que o Ministério Público estadual realize a devida fiscalização nos municípios que possuem regime próprio de Previdência quanto às quantidades “desviadas”.

Ele considerou que muitos prefeitos que estão gerindo atualmente os municípios “herdaram” esses rombos, e estão precisando da aprovação das Câmaras Municipais para parcelar a reposição desses recursos em 200 ou até 240 meses.

“Além da obrigação de pagar mensalmente, ainda terão as parcelas. Isso faz com que os municípios que têm dificuldade de equilibrar as despesas e receitas vivam hoje seus piores dias”, ressaltou.

O parlamento cearense, conforme observou, não deve ficar silente quanto a esta questão. “É do futuro de nossos trabalhadores que estamos falando e com a dificuldade que os municípios possuem em arrecadar, lá na frente, os trabalhadores não terão como reaver as contribuições que fizeram ao longo de tantos anos”, explicou.

Em aparte, o deputado Heitor Férrer (PSB) lembrou que já deu entrada em projeto de lei, rejeitado pela AL, criando as procuradorias municipais, que, no caso, seriam responsáveis pela fiscalização de casos como esse. Os procuradores concursados, conforme observou, são os únicos que têm interesse real pelo zelo do município. “É um caso grave e que merece ser investigado, e é algo que não diz respeito apenas aos municípios, mas a todo o Estado”, apontou.

Já o deputado Sérgio Aguiar (PDT) considerou que uma investigação poderia render uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), conduzida pela própria Assembleia Legislativa. “Precisamos ter em mente que esses recursos usados não são mais públicos e nem do Município, são dos trabalhadores, e devem retornar para eles quando for necessário”.

Assembleia Legislativa-CE
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte comemorou seus 69 anos de fundação.

Em solenidade realizada na manhã de sábado 09 de julho de 2016, a LDLN (Liga Desportiva de Limoeiro do Norte) comemorou 69 anos da sua fundação, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII. A LDLN prestou homenagem para os desportistas Amara e Tico do Vila União, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves. A mesa foi composta pelo o presidente em exercício Arineudo Roberto, Maze e Marcos Júnior e Paulo Noronha.   ____________________________________________________________________________