Pular para o conteúdo principal

Deputada estadual, Dra. Silvana, comenta votação do STF sobre disciplina de Religião nas escolas


A deputada Dra. Silvana (PMDB) comentou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta sexta-feira (22/09), sobre a retomada, na quinta-feira (21/09), da votação do Supremo Tribunal Federal a respeito do ensino religioso confessional nas escolas públicas do País.

Movida pela Procuradoria Geral da República, a ação considera inconstitucional a oferta de dogmas de apenas uma religião e defende uma abordagem inter-religiosa e plural. Até o momento, foram dados três votos para que as aulas sejam sobre o papel das religiões na história e na sociedade, sem a possibilidade de um padre, rabino ou pastor professarem a fé. Outros dois votos foram pelo ensino com representantes de uma determinada crença. Faltam ainda seis votos.

Para a parlamentar, não há problema em as aulas de religião continuarem sendo dadas por padres, pastores ou rabinos. “Por que a Procuradoria precisou provocar o Supremo se já existe uma lei sobre a existência dessa disciplina, assegurando o respeito à cultura e diferentes crenças do Brasil? Eu mesma estudei em colégios católicos, recebia os ensinamentos e, quando não concordava com algo, ficava quieta e orando, sem desrespeitar os demais”, relatou.

Dra. Silvana frisou a importância da disciplina para o fortalecimento do respeito entre as pessoas e o amor ao próximo. “Meu desejo é que nossos jovens entendam mais sobre valores morais, éticos, respeito e amor ao próximo. Quem sabe não seja uma forte arma contra o bullying?”


Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) lembrou que as escolas não devem ter partido ou religião, mas não podem tirar o direito de jovens terem suas crenças. “Eu estudei em um colégio que tanto tinha missas para católicos quanto pregações para evangélicos, e nelas só se ouvia mensagem de paz e amor. Precisamos discutir esse assunto, pois os ensinamentos de Jesus podem livrar nossos jovens de muitas situações indesejadas”, opinou.

AL-CE
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________