Pular para o conteúdo principal

Deputada Dra. Silvana comenta andamento da reforma política na Câmara


A deputada Dra. Silvana (PMDB) lamentou, nesta quinta-feira (21/09), durante o primeiro expediente da sessão plenária, a não conclusão da Reforma Política na Câmara dos Deputados.

Segundo ela, a falta de consenso em relação à proposta revela qual a real intenção dos parlamentares federais. “Nada aconteceu, os deputados federais, na contramão da vontade popular, agem raspando o finalzinho do tacho, usando as regras atuais para se beneficiarem nas eleições de 2018”, afirmou.

Na madrugada desta quinta-feira, apenas o texto-base foi aprovado. Para que as alterações passem a valer em 2018, a proposta tem que ser aprovada no Congresso até 7 de outubro.

Sobre a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir sobre o fim das coligações em 2018, caso a Câmara não vote, a parlamentar se mostrou contrária. “A reforma política tinha que acontecer era pelos deputados federais, sim. Não era para esperar que o Supremo viesse com a palmatória dizendo como tem que fazer”, contestou.

A deputada criticou votos em legenda para candidatos em coligações. “Você não pode votar num partido e eleger o candidato de outro partido. Não existe ideologia do jeito que está aí. Então não era para existir partido, pois se você vota num e elege candidato de outro partido, não é para ter nem bandeira de partido”, pontuou.

Em relação ao financiamento de campanha, a parlamentar acredita que a melhor opção seria o privado. Ela também defendeu que as empresas de comunicação deveriam ser obrigadas a ceder espaço em sua programação gratuitamente.

Silvana também comentou que o fato de a maioria dos ministros do STF ter se manifestado, nesta quarta-feira (20), pelo envio à Câmara da nova denúncia contra o presidente Michel Temer. “Em outro momento, eu até ficaria entusiasmada, achando que iria dar em alguma coisa, mas quando a gente vê que vai para a Câmara, penso que a população tem sentimento antecipado de vergonha da atitude que a Câmara vai tomar. Quisera eu que a Câmara dessa vez se manifestasse e realmente votasse pelo menos para investigar e fazer um pouco menos de vergonha ao povo”.

Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) disse considerar que a reforma política vem sendo feita de forma arbitrária. “Vemos que os partidos não se entendem e a vontade dos grande partidos é acabar com os pequenos, tirando deles a possibilidade de estarem no Parlamento e representar as mais diversas categorias”, avaliou. Em relação à decisão do STF sobre as coligações, o deputado acredita que o ministro Gilmar Mendes é quem vai, de forma monocrática, dizer se vai ou não haver coligação partidária. “Pense num país desmoralizado, principalmente o Congresso”, complementou.


O deputado Roberto Mesquita (PSD) afirmou que a Câmara não quer reformar nenhuma, e sim ficar na contramão do que o povo está querendo. “O que querem é manter o que está”, reiterou.

Assembleia Legislativa
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte comemorou seus 69 anos de fundação.

Em solenidade realizada na manhã de sábado 09 de julho de 2016, a LDLN (Liga Desportiva de Limoeiro do Norte) comemorou 69 anos da sua fundação, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII. A LDLN prestou homenagem para os desportistas Amara e Tico do Vila União, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves. A mesa foi composta pelo o presidente em exercício Arineudo Roberto, Maze e Marcos Júnior e Paulo Noronha.   ____________________________________________________________________________