Pular para o conteúdo principal

Campanha nacional irá reivindicar aprovação da PEC do novo Fundeb Destaque


Representantes de entidades, sindicatos e estudantes de todo o País participaram da audiência pública, promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (21/09), para debater sobre a proposta de emenda constitucional nº 15/15, que tramita no Congresso Nacional, e visa tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

O presidente do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, ressaltou que, de acordo com a legislação atual, o Fundeb tem validade só até 2020.

Ele explicou que a audiência marca o início de uma grande campanha nacional, que pretende unir prefeituras, governadores, estudantes, secretarias de educação e sindicatos para fazer um grande movimento em prol da aprovação da PEC. “Começa no Ceará essa grande campanha nacional pelo novo Fundeb”, comemorou.

Autora do requerimento da audiência, a presidente da Comissão de Educação, deputada Dra. Silvana (PMDB), avaliou que o Ceará vem ganhando destaque nos resultados referentes à educação. Ela enalteceu a iniciativa da Apeoc de iniciar uma campanha nacional em defesa do fundo.

A deputada Rachel Marques (PT) enfatizou necessidade de que "os profissionais da educação e os estudantes estejam mobilizados”. Ela defendeu investimentos tanto na infraestrutura das escolas quanto na valorização dos profissionais da educação.

O deputado Elmano Freitas (PT) ressaltou a importância de reunir estudantes, sindicalistas, professores, gestores e parlamentares em torno do tema, especialmente num cenário de retrocesso. Ele lamentou a mudança nas regras de exploração do Pré-Sal, que destinava parte dos royalties para a educação, "mas foi entregue às multinacionais”.

O secretário da Educação do Ceará, Idilvan Alencar, explicou que os recursos do Fundeb deveriam ser utilizados para pagamento de folha, custeio e investimento, porém, “todo o dinheiro só dá para pagar folha e custeio". "O nosso investimento é todo feito com os recursos do Tesouro e do Fecop”, informou.

O consultor legislativo da Comissão de Educação da Câmara Federal, Maurício Holanda, comentou que a aprovação da emenda constitucional é uma oportunidade única. “É a proposta legislativa mais importante que tramita hoje em relação à educação brasileira”, disse.


Também estiveram presentes representantes da Secretaria da Educação de Fortaleza; da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; da Confederação Sindical Internacional; da Central Única dos Trabalhadores; da União dos Dirigentes Municipais de Educação; da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas; e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Assembleia Legislativa do Ceará
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte comemorou seus 69 anos de fundação.

Em solenidade realizada na manhã de sábado 09 de julho de 2016, a LDLN (Liga Desportiva de Limoeiro do Norte) comemorou 69 anos da sua fundação, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII. A LDLN prestou homenagem para os desportistas Amara e Tico do Vila União, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves. A mesa foi composta pelo o presidente em exercício Arineudo Roberto, Maze e Marcos Júnior e Paulo Noronha.   ____________________________________________________________________________