Pular para o conteúdo principal

Educação: Ceará está entre os primeiros do País em levantamento do Inep


Um levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgado nesta quarta-feira (22) revela que a rede pública cearense ocupa as primeiras posições entre os estados brasileiros com melhores indicadores de promoção, diminuição de repetência, queda de evasão escolar e migração para Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos ensinos Fundamental e Médio. A pesquisa do governo federal tem como base os dados do fluxo escolar fornecidos no Censo da Educação Básica no período 2007-2015.

Segundo o estudo, o Ceará é o primeiro lugar do Nordeste em promoção e com menor taxa de repetência nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O Estado ainda é o primeiro do País com menor repetência (6%) e o segundo em taxa de aprovação (81%) no Ensino Médio.

Entre os estados nordestinos, o Ceará também é o primeiro com menor taxa de evasão escolar nos anos iniciais do EF (2%), empatado com o Rio Grande do Norte, e no Ensino Médio (11%), juntamente com Pernambuco. Nos anos finais do EF, é o segundo do ranking, com uma taxa de 6% ao lado do Rio Grande do Norte. O Estado também está nas primeiras posições quando comparado com as demais regiões, ocupando o segundo lugar nos anos iniciais (EI) e o terceiro nos anos finais (EF) e no Ensino Médio.

De acordo com a avaliação do Inep, a evasão na rede pública cearense teve uma queda progressiva no período de 2007 a 2015. No Ensino Médio, a redução do índice de evasão foi mais acentuada. Enquanto o total da rede pública estadual brasileira apresenta um índice de 12,2%, no Ceará a taxa de 11%.

Com relação ao abandono escolar no Ensino Médio, a queda foi ainda mais acentuada. Em 2007, a taxa era de 16,3% e, em 2015, este número baixou para 8,1%, uma redução de 8,2 pontos percentuais.


A pesquisa analisou, ainda, a migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com base neste indicador, o Ceará é o primeiro do Nordeste tanto nos anos finais do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. No ranking nacional, a rede pública cearense é a primeira do Ensino Médio e a segunda nos anos finais.

Roberto Moreira
Diário do Nordeste
_______________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________