Pular para o conteúdo principal

Movimento de greve ganha as ruas do Centro de Sobral


 Sobral- Centenas de manifestantes se concentraram na manhã desta sexta-feira, 29, na Praça de Cuba, no coração do comércio de Sobral, para protestar. Com faixas, cartazes e palavras de ordem, representações de diversos grupos, entidade de classe, sindicatos, movimentos sociais e categorias de servidores saíram em caminhada pelas ruas do Centro da Cidade em protesto contras as reformas trabalhistas e da previdência e em defesa da aposentadora dos trabalhadores.

Concentração

O protesto saiu da praça acompanhado por cerca de 30 policiais militares, que reforçaram a segurança durante o percurso, que se estendeu pela Rua Diego Gomes, em frente ao Mercado Municipal, retornando à Praça de Cuba e seguindo por algumas ruas e avenidas mais ao Centro da Cidade. Ao longo do percurso, a movimentação do tráfego fluiu normalmente à medida que a multidão avançava, num protesto pacífico.

De acordo com a Prefeitura, o dia foi de trabalho normal, deixando a critério de cada servidor aderir ou não à greve. “Mas nenhum dos que resolveu ir às ruas para protestar será punido com falta, segundo” a assessoria. Representantes de algumas escolas do Estado e município, assim como a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) estiveram na manifestação. Estudantes também marcaram presença durante a caminhada. Todo o comércio manteve suas portas abertas, assim como os bancos mantiveram seu funcionamento normal.

Segundo Gilvan Azevedo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais, “esse é o momento do povo dizer não a esse pacote de reformas que fere mortalmente nossa Constituição. Estão aqui diversas representações, não apenas na esfera municipal, mas estadual e federal em busca de nossos direitos”, disse.

Reformas

Dentro do pacote de reformas estão as mudanças relacionadas ao trabalhador de carteira assinada que passaria de 35 anos, para os homens e 30 para as mulheres, em tempo de contribuição para o INSS, para 40 anos de idade para homens e mulheres. Em relação aos trabalhadores rurais, homens e mulheres, que no momento não contribuem com o seguro; com a reforma eles teriam que passar a contribuir em 20 anos, cada.

Além do policiamento militar, 12 agentes da Guarda Municipal cuidaram da organização do trânsito. Segundo a organização do movimento, cerca de 2 mil pessoas participaram da caminhada. A Polícia não deu estimativa do número de manifestantes.



Blog Zona Norte
Diário do Nordeste
______________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte comemorou seus 69 anos de fundação.

Em solenidade realizada na manhã de sábado 09 de julho de 2016, a LDLN (Liga Desportiva de Limoeiro do Norte) comemorou 69 anos da sua fundação, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII. A LDLN prestou homenagem para os desportistas Amara e Tico do Vila União, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves. A mesa foi composta pelo o presidente em exercício Arineudo Roberto, Maze e Marcos Júnior e Paulo Noronha.   ____________________________________________________________________________