Pular para o conteúdo principal

Desembargadora Maria José Girão assume a presidência do TRT do Ceará


O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará tem nova administração. A desembargadora Maria José Girão foi empossada, na sexta-feira (10/6), no cargo de presidente do órgão. Ela é a quinta mulher a assumir a direção do Tribunal regional do Trabalho no Ceará e vai administrar a Justiça do Trabalho do Ceará ao lado do vice-presidente, desembargador Jefferson Quesado Júnior, e do corregedor-regional, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia.

Há 30 anos na magistratura trabalhista, dos quais 24 dedicados à primeira instância, a desembargadora destinou boa parte de seu discurso de posse a temas relacionados a magistrados e servidores que atuam nas 37 varas do trabalho cearenses. “É preciso dotar a primeira instância de melhores condições de trabalho. A escassez de servidores e de juízes são fatores que contribuem para o adoecimento da força de trabalho”, ressaltou a magistrada.

Atualmente, TRT/CE conta com 69 juízes e um quadro de 1.037 servidores. Essa força de trabalho recebia, até 2014, uma média anual de 51 mil novos processos para solucionar. Em 2015, no entanto, houve um aumento de 20% na demanda processual. O motivo, segundo especialista, seria a crise econômica e o desemprego. “O volume de trabalho que sempre marcou a primeira instância e ainda continua persistindo é prova inconteste de que o jurisdicionado precisa da Justiça do Trabalho”, afirmou a desembargadora Maria José Girão.

Para suprir a carência de mão de obra e fazer frente ao volume de trabalho, existem dois projetos de lei para criação de cargos tramitando no Congresso Nacional. Um dos projetos prevê a criação de cinco cargos de juiz substituto, 31 cargos de analista judiciário e 15 cargos de técnico judiciário. O outro é específico para a área de tecnologia da informação e contempla 24 cargos.

De acordo com a Diretoria de Gestão de Pessoas do TRT/CE, há 38 cargos vagos no Regional. São 18 de analista judiciário e 20 de técnico judiciário, além de 14 pedidos de aposentadoria em tramitação. Mas, no momento, não há como preencher as vagas. A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016, a mesma que reduziu o orçamento da Justiça do Trabalho, veda a reposição de cargos vagos por motivo de aposentadoria e de falecimento que implique em pagamento de pensões.

“Estou ciente que enfrentarei algumas dificuldades para administrar o Tribunal, mas tenho esperança de poder realizar parte de meus propósitos”, afirmou a presidente. A nova direção vai gerir o TRT/CE até junho de 2018. Deixaram a presidência e a vice-presidência do Tribunal, respectivamente, os desembargadores Tarcísio Lima Verde Júnior e Plauto Carneiro Porto.

Currículo
A desembargadora Maria José Girão foi nomeada para o cargo de juiz do trabalho substituto da Justiça do Trabalho do Ceará em 1986 e tomou posse em 9 de junho do mesmo ano. No início da carreira, foi designada para auxiliar em várias juntas de conciliação e julgamento (JCJ), como as localizadas nos municípios cearenses de Fortaleza, Iguatu, Sobral, Crato, e também em São Luís e Imperatriz, no Maranhão.

O então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou, em 7 de junho de 2010, mediante promoção pelo critério de antiguidade, a magistrada para exercer o cargo de desembargadora do TRT/CE. Sua posse ocorreu em 8 de junho de 2010.


A desembargadora Maria José Girão também já exerceu o cargo de corregedora regional do TRT/CE no biênio 2012 a 2014.

Ceará News 7
______________________________________________________________________________


Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Comunicado