Pular para o conteúdo principal

Em conversa gravada, Romero Jucá fala sobre pacto para conter Lava-Jato

O ministro do Planejamento e senador licenciado Romero Jucá (PMDB-RR) sugere ao ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, uma articulação para “estancar a sangria” da Operação Lava-Jato, que investiga os dois personagens. A conversa foi gravada e a transcrição do áudio foi publicada pela Folha de São Paulo.

Para interferir na Lava-Jato, Jucá propõe um pacto que seria posto em ação após a mudança de governo. A gravação foi feita em março, semanas antes da votação do impeachment da agora presidente afastada Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

A conversa tem cerca de 1h15min e está em posse da Procuradoria-Geral da República (PGR). No diálogo, nomes relevantes da política nacional são comprometidos. Segundo o jornal paulista, Machado procurou líderes do PMDB por temer que as apurações contra ele fossem enviadas do Supremo Tribunal Federal (STF) para o juiz Sergio Moro, em Curitiba, onde ele poderia ser tornar delator.

Machado diz a Jucá que “O Janot está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho. [...] Ele acha que eu sou o caixa de vocês”. “Então eu estou preocupado com o quê? Comigo e com vocês. A gente tem que encontrar uma saída”, disse o ex-presidente da Transpetro em outro momento. Jucá concordou que as investigações não poderiam ficar com Moro.

O ministro disse ainda que “tem que mudar o governo para estancar essa sangria”. Ele foi um dos principais articuladores do impeachment de Dilma Rousseff. Segundo ele, um eventual governo Temer deveria realizar um pacto nacional “com o Supremo, com tudo”. Sérgio Machado completou: “aí parava tudo”. “É. Delimitava onde está, pronto", disse Jucá na tréplica.

Romero Jucá afirmou ainda que teve conversas com ministros STF, sem citar nomes. Segundo ele, os magistrados relacionavam a saída de Dilma com o fim das pressões da imprensa e de outros setores pela continuidade das investigações da Lava-Jato.

O senador licenciado disse que tem “poucos caras ali”, no STF, ao quais ele não tem acesso. Um deles seria o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato, a quem chamou de “um cara fechado”.

O atual ministro do Planejamento, de acordo com a matéria, orientou Machado a se reunir com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). Em um dos trechos divulgados, o ex-diretor da Transpetro diz que o presidente do Senado é "totalmente voador" e não percebeu que "a saída dele é o Michel e o Eduardo (Cunha)" explicando que assim que Cunha for cassado, o alvo é ele. Nas gravações, Jucá diz que Renan "não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha." E complementa: "Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra."

Machado deixou a diretoria da Transpetro, depois de cerca de dez anos, sob suspeita de ter repassado propina de empresas, em contrato com a estatal petrolífera, a políticos do PMDB. Ele confirmou em depoimento à Polícia Federal que foi indicado pelo PMDB nacional para este cargo, como disse em depoimento à Polícia Federal. Ele é alvo de inquérito no STF ao lado de Calheiros. O ministro também é alvo no STF de inquérito derivado da Lava Jato por suposto recebimento de propina.


O advogado de Jucá, o criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, disse ao jornal que "ele jamais pensaria em fazer qualquer interferência" na Lava Jato e destacou que ele não tratou do assunto com ministros do STF. Machado não foi localizado pelo jornal para comentar a reportagem.

Matéria do Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte comemorou seus 69 anos de fundação.

Em solenidade realizada na manhã de sábado 09 de julho de 2016, a LDLN (Liga Desportiva de Limoeiro do Norte) comemorou 69 anos da sua fundação, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII. A LDLN prestou homenagem para os desportistas Amara e Tico do Vila União, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves. A mesa foi composta pelo o presidente em exercício Arineudo Roberto, Maze e Marcos Júnior e Paulo Noronha.   ____________________________________________________________________________