Pular para o conteúdo principal

PMDB deixa base aliada e PT tem menos de um mês para negociar cargos e escapar do impeachment na Câmara


O PMDB acabou de oficializar, na tarde desta terça-feira (29), a saída da base do governo de Dilma Rousseff (PT). Sem a presença do presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer, a votação foi feita por aclamação sob gritos de "Fora PT".

A saída do PMDB da base aliada às vésperas da votação do impeachment - que deve ocorrer na Câmara dos Deputados no dia 17 de abril - deixa a situação da presidente muito complicada. O PT e o ex-presidente Lula (PT) seguem em busca de apoio no Congresso para barrar o avanço do processo.

Reforma Ministerial

Com a saída do partido, os sete ministros peemedebistas devem entregar os cargos até o próximo dia 12. "Ninguém no País está autorizado a exercer qualquer cargo federal em nome do PMDB", afirmou o senador Romero Jucá.

Os cargos antes ocupados pelos peemedebistas agora servirão de moeda de troca por influência no Congresso. O PT deve tentar negociar cargos e ministérios para evitar um esvaziamento da base aliada e fazer novas parcerias.

O ministro Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) disse, antes da reunião, que conversou com Dilma e Temer e acertou a permanência no cargo.

Esvaziamento da base

Presidentes de partidos aliados do governo conversaram com caciques do PMDB durante o feriado para informar que as legendas seguiriam o PMDB em caso de desembarque da base. Amanhã (30), o PP já tem marcada uma reunião para decidir se permanece ou não ao lado de Dilma.

O PSD, o PR e o PDT também podem deixar o governo. O presidente pedetista, Carlos Lupi, já declarou que está complicado manter o partido na base. O PSD, de Gilberto Kassab, apesar de ter reforçado o apoio à Dilma no início de março, hoje também pode estar de saída.

Em cima do muro

PP e PR agora deverão negociar com o PMDB detalhadamente o espaço que terão em um eventual governo Temer. Caso não se agradem, deverão ficar onde estão e se aproveitar da fragilidade de Dilma para repartir o vazio deixado pelos peemedebistas.

Lula e o PMDB

A decisão do PMDB não pegou o PT de surpresa, já era esperada. Lula estava, inclusive, ciente que não adiantava mais tentar manter o partido na base e já trabalhar para conquistar votos dissidentes da sigla.

O ex-presidente tentará conversar pessoalmente com membros peemedebistas para que eles votam contra o impeachment mesmo com o partido fora da base.

Ausentes

Os sete ministros peemedebistas e o líder do partido na Câmara, deputado Leonardo Picciani, não participaram da reunião. Picciani é tido como o maior aliado de Dilma dentro do PMDB.



Maurício Moreira
Via Ceará News 7
__________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________