Pular para o conteúdo principal

Jaguaribara inundada reaparece com queda do nível de água do Castanhão


Os abrigos de ônibus ainda de pé, as lombadas, um canteiro central e edificações demolidas às margens da estrada. Depois de 16 quilômetros fora da BR-116, vai ficando claro que a rodovia desativada um dia serviu de acesso aos moradores da velha Jaguaribara. A cidade que já esteve banhada pelo açude Castanhão vem se revelando desde 2013. E a redução do nível do reservatório, que ontem tinha 9,98% do volume, deixa os escombros cada dia mais distantes da água.

Há dois anos, indícios da velha Jaguaribara começaram a ser vistos em passeios de barco. O trajeto por terra segue por fora do reservatório, pela BR-116 no sentido do município de Jaguaribe. Depois, é encontrar o trevo de acesso à antiga cidade e seguir pela estrada que já esteve submersa.

Casa, escola, mercearia, o paralelepípedo das ruas. Tudo ressurge misturado nas estruturas demolidas e quase irreconhecíveis. A decisão de levar tudo ao chão visou a segurança dos banhistas e pescadores do Castanhão. Foi logo depois da transferência das famílias em 2001 para a nova Jaguaribara. À época, o Governo do Estado quis evitar que a cidade abandonada fosse reocupada antes que o açude ficasse pronto. A conclusão da obra veio em 2003.

Longe das ruínas, o pescador Francisco de Assis da Silva já se mostra adaptado à vida fora da velha Jaguaribara. Não se apega ao passado e insiste em continuar no Castanhão. É onde ele e a esposa Selma sobrevivem pegando tilápia e tucunaré. Como a seca não dá trégua, ele lembra da filha que mora no Rio Grande do Norte. “Ela vive chamando a gente, mas eu não quero ir. Só se for o jeito mesmo”, avisa.


Enquanto professa fé na chuva boa, o casal contorna as dificuldades. “Aqui dava peixe demais. Começou a ficar ruim do começo do ano pra cá. Ele fica mais sabido e se esconde”, lamenta Assis. Ele e Selma costumavam partir com a canoa logo na saída da Vila Pesqueira do Alto Santo, onde moram. Agora, são pelo menos quatro longas descidas por dia até a embarcação. Andando por um trecho original da BR-116, também reaparecido após a seca. Coisa de quando o Castanhão conseguia banhar também este pedaço de asfalto, pois a rodovia foi desviada em 26 quilômetros para dar espaço ao açude.


O Povo Online
____________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________