Pular para o conteúdo principal

PMDB decide pela expulsão do vereador Carlos Mesquita por infidelidade partidária

A Comissão de Ética e Disciplina do PMDB do Ceará dará continuidade nos processos que tratam dos casos de infidelidade partidária. O primeiro caso foi julgado na manhã desta quinta-feira, 23, quando os membros da Comissão decidiram pela expulsão do vereador Carlos Mesquita.

A decisão foi baseada na averiguação e constatação de denúncias apresentadas por filiados do partido, de que Carlos Mesquita não seguiu orientação do PMDB, convalidada em convenção, de apoiar o candidato da legenda nas eleições de 2014 para o Governo do Estado, o senador Eunício Oliveira, e apoiou o candidato adversário. Outros quatro casos semelhantes estão em análise e dois serão julgados na próxima semana.

Segundo o presidente da Comissão de Ética, Marlon Cambraia, todas as denúncias foram entregues à Comissão através da Executiva do PMDB. A partir daí foram instaurados procedimentos administrativos disciplinares para verificar se os filiados cometeram alguma infração prevista no Código de Ética do partido. Através de matérias de jornais, fotografias e outras provas, foi atestada a participação de Carlos Mesquita em atividades de campanha do candidato adversário.

Marlon Cambraia conta que a Comissão se ateve aos depoimentos contidos no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) feito na Polícia Federal, quando Carlos Mesquita foi preso acusado de ter supostamente comprado votos. No TCO há o depoimento dos policiais que o prenderam, confirmando a apreensão de material de campanha do candidato adversário, camisetas amarelas e dinheiros em espécie. De acordo com o presidente da Comissão de Ética, o advogado de Carlos Mesquita não impugnou o TCO.

Além disso, os membros da Comissão também colheram depoimento de uma testemunha que afirma ter visto Carlos Mesquita e seus assessores fazendo campanha para o candidato adversário no bairro Álvaro Weyne, onde ele foi preso, afora as notícias veiculadas na imprensa local. Todas essas provas, pontua Marlon Cambraia, convenceram o relator do processo e os membros da Comissão de Ética pela expulsão do vereador.


Com um prazo de cinco dias, a contar da próxima segunda-feira, 27, Carlos Mesquita poderá recorrer à Comissão Nacional de Ética e Disciplina do PMDB, instância superior, onde o caso vai ser reavaliado. Caso a Comissão Nacional mantenha a decisão o vereador Carlos Mesquita será expulso sumariamente e poderá perder seu mandato, já que o partido também irá pedir o mandato do vereador através de processo judicial.



Além do vereador Carlos Mesquita, há ainda outros quatro casos de infidelidade partidária, que estão sendo averiguados pela Comissão. Na próxima quinta-feira, 30, os membros do colegiado voltam a se reunir para tratar dos processos do Prefeito de Novas Russas, Gonçalo Diogo, e do prefeito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, também denunciados por filiados em não terem apoiado o candidato do PMDB, Eunício Oliveira.

Ceará News 7
______________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________