Pular para o conteúdo principal

Tornado deixa cerca de mil desabrigados em SC


Florianópolis. Um tornado com ventos de cerca de 250 km/h deixou um rastro de destruição e morte em Xanxerê, cidade de 47 mil habitantes, em Santa Catarina. Casas de seis bairros foram atingidas, e duas pessoas morreram - entre elas, um homem que conseguiu salvar a mulher e a filha de três meses antes que a casa da família desabasse.

Dos 120 feridos, 30 continuavam internados na noite de ontem na própria cidade e em Chapecó, a maior da região, a 40 km de distância. Cerca de mil pessoas perderam casas, e estabelecimentos ficaram sem energia por causa da queda de postes de eletricidade. As ruas ficaram cobertas de entulho. Na hora do vendaval, o teto de um ginásio onde havia 30 pessoas, a maioria crianças, foi arrancado.

O tornado varreu parte da cidade na tarde da última segunda-feira, 20, e atingiu 2,6 mil residências. A Defesa Civil calcula que 10 mil moradores tenham sido afetados no total.

Moradores de um bairro atingido, Patrick de Quadros e sua mulher, Cleudenise de Souza, perderam boa parte do que tinham. "Eu estava dentro de casa e comecei a ouvir muito barulho. Aí veio o vento. Olhei para fora e vi tudo voando".

A cidade estava sem luz até ontem e o abastecimento de água também foi prejudicado - a previsão é de 4 dias para a normalização do serviço. Cem militares do Exército foram enviados para a localidade, para ajudar os desabrigados. Duas pessoas morreram.

"Vivemos uma situação caótica. Nosso povo, meu Deus, que sofrimento. Tem família que ficou sem nada, nada, nada. Só sobrou o assoalho", relatou um oficial da Polícia Militar (PM).

Os desabrigados foram alojados em duas escolas públicas. O governador do Estado, Raimundo Colombo (PSD), esteve em Xanxerê ontem. "Essa é uma fase de emergência, de dar proteção às pessoas. Temos um fundo de Defesa Civil e vamos aportar os recursos necessários", declarou o governador. Colombo pediu que município, Estado e governo federal "somem forças" para ajudar a cidade a recomeçar.

Apoio

A Defesa Civil pediu ajuda do Exército. Cem militares foram mandados para a região para colaborar na força-tarefa de auxílio aos flagelados. O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini (PSD), decretou estado de calamidade pública.

O Instituto Nacional de Meteorologia calcula que o tornado tenha chegado a 250 km/h, o que caracteriza um fenômeno F2, numa escala que vai de F0 a F5. No total, a tempestade castigou 33 municípios da região.


Os ministros da Integração, Gilberto Occhi; do Trabalho, Manoel Dias; e da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, estão acompanhando a situação. O Ministério do Trabalho prepara a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para moradores da região atingidos. Os trabalhadores de áreas que se declararam em situação de emergência ou calamidade pública têm direito a sacar o saldo de contas do FGTS até o limite de R$ 6,2 mil.


Diário do Nordeste
______________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________