Pular para o conteúdo principal

Torcedor entra com reclamação judicial cobrando 'imparcialidade' de árbitro mineiro

O vendedor Renan Maranguape protocolou uma reclamação junto à Federação Cearense de Futebol (FCF) e ao Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE) para que o ábitro Ricardo Marques (FIFA-MG), escolhido para a decisão do Campeonato Cearense 2015, entre Fortaleza e Ceará, cumpra o "dever da imparcialidade" em campo. O clássico acontece neste domingo (26), às 16h, na Arena Castelão.

Segundo Renan, a reclamação é embasada no artigo 30° do Estatudo do Torcedor (lei n° 10.671, 15 de maio de 2013), que diz que "é direito do torcedor que a arbitragem das competições desportivas seja independente, imparcial, preciamente remunerada e insenta de pressões".

Ainda de acordo com o vendedor, que é torcedor do Fortaleza, a ação foi protocolada "por conta do fato lamentável que aconteceu na final de 2012", quando o Tricolor viu a taça escapar aos 31 minutos do segundo tempo com um gol resultante de um pênalti polêmico. Na ocasião, o árbitro mineiro apitou o jogo.


Maranguape se refere à penalidade converdita por Felipe Azevedo, após Ricardo marcar o penal  no lance em que o atleta Cleber Carioca derrubou o atacante Romário na área. A aquipe tricolor partiu para cima do árbitro para reclamar da marcação, o que gerou até a expulsão do então treinador Nedo Xavier. Confira o lance:


Validade jurídica

A reportagem ouviu o advogado Leandro Maia, que garante que o torcedor está dentro da lei, protegido pelo Estatuto do Torcedor. "O documento prega que o ábitro seja imparcial. O torcedor é um consumidor e pode pedir a garantia de que os serviços serão oferecidos da melhor forma possível. Então ele pode, sim, fazer esse pedido".

O advogado ressalta que, caso o torcedor ache que foi prejudicado por uma possível má fé do árbitro, ele pode entrar com uma ação de reparação de danos materiais e morais na Justiça Comum. Maia acrescenta, porém, que entre todos os casos registrados com essa intenção, até hoje, nenhum torcedor conseguiu comprovar a má fé de um árbtitro.

"Um grande erro pontual que decide uma partida, por exemplo, dificilmente é considerado má fé da arbitragem, já que a justiça entende que o árbitro é passível de erros. Agora, quando os erros são constantes na mesma partida, aí a probabilidade é maior", afirma o causídico.

Maia conta que não entende que a reclamação do torcedor tricolor pode gerar um constrangimento prévio para Ricardo Marques, já que a reclamação não é endereçada a ele, e sim à Federação. "Entendo que não gera constragimento, é apenas um pedido à FCF para que ela garanta que não haverá qualquer tipo de influência sobre o árbitro", diz.

Federação

Já a FCF, por intermédio de sua assessoria de comunicação, afirma que não vê lógica na ação, já que a imparcialidade deve ser intrínseca ao árbitro. A entidade reafirmou sua confiança no trabalho de Ricardo Marques, já que o considera como um dos melhores da atual cena do futebol brasileiro. A mentora defende ser quase impossível a corrupção do árbitro, já que eles estariam "blindados", exatamente para evitar esse tipo de constrangimento.

Diário do Nordeste
____________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte comemorou seus 69 anos de fundação.

Em solenidade realizada na manhã de sábado 09 de julho de 2016, a LDLN (Liga Desportiva de Limoeiro do Norte) comemorou 69 anos da sua fundação, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII. A LDLN prestou homenagem para os desportistas Amara e Tico do Vila União, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves. A mesa foi composta pelo o presidente em exercício Arineudo Roberto, Maze e Marcos Júnior e Paulo Noronha.   ____________________________________________________________________________