Pular para o conteúdo principal

Nova avalanche atinge Everest, e alpinista cearense está incomunicável há mais de 24h


O momento é de apreensão para familiares e demais envolvidos com o Projeto Sete Cumes, liderado pelo alpinista cearense Rosier Alexandre. O último contato feito pelo montanhista aconteceu às 7h30 da manhã (horário de brasília) do último sábado (25). Mas, desde então, tremores menores continuam assolando o Nepal. Uma nova avalanche foi registrada neste domingo, segundo agências de notícias internacionais.

Em nova tentativa de escalar o monte Everest, a expedição de Rosier foi atingida por deslizamento de neve após o primeiro tremor no Nepal, na madrugada de sábado. Até o momento, foi confirmada a morte de uma integrante da expedição, a médica Marisa Eve Girawong, que estava no Campo Base, destruído por uma avalanche. A informação foi publicada na página oficial da empresa guia da expedição, Madison Mountaineering.

O filho de Rosier, Davi Saraiva, que também estava no Campo Base, passa bem. Davi foi resgatado da montanha e levado para um vilarejo próximo, chamado Gorak Shep “onde não há energia, água, telefone, nem internet”, publicou a assessoria de imprensa do projeto, em nota, no Facebook de Rosier, justificando a dificuldade de comunicação.

Rosier havia afirmado, no sábado, por telefone via satélite, que estava no Campo 2, a 6.400 metros de altitude e passava bem. "Estamos bem e não sabemos como está daqui para frente. O campo base foi destruído. Não se sabe como vai ser a descida. Não sabe se resgate vai ser de helicóptero", disse o Alpinista, na manhã de sábado.

Família está confiante no senso se sobrevivência de Rosier

“A família está ansiosa por mais informações e também confiante no desfecho desta situação. Todos confiam na prudência e senso de sobrevivência do Rosier. Nossos mais profundos sentimentos a todos os familiares das vítimas desta terrível tragédia que atingiu o povo do Nepal”, encerra a nota publicada pela assessoria.

Esta é a segunda grande tragédia testemunhada pelo alpinista cearense no monte Everest. Em tentativa de escalada anterior, em abril do ano passado, a expedição foi surpreendida por uma grande avalanche, que deixou 12 mil mortos, incluindo integrantes de sua equipe.



Mapa mostra localização da tragédia que matou 2 mil pessoas no Nepal

Diário do Nordeste
______________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q
⚕️💊COMPLEXO DE SAÚDE MAURO HENRIQUE CARDOSO COSTA DISPONIBILIZA SERVIÇOS AMBULATORIAIS. A Secretaria de Saúde disponibiliza gratuitamente, para a população, no Complexo de Saúde Mauro Henrique Cardoso Costa, um serviço voltado para o tratamento de feridas, troca de curativos, remoção de pontos cirúrgicos e administração de medicação. Esses atendimentos ambulatoriais são realizados por uma equipe de enfermagem qualificada. Para receber o atendimento não é necessário encaminhamento médico e muito menos agendamento. O paciente que eventualmente precisar desses serviços, deve procurar o Complexo de Saúde (antigo Sesp) de segunda à sexta-feira, das 07h às 13h com documento com foto e o Cartão SUS para esse atendimento. De acordo com o Diretor Assistencial, Robson Rafael, o tratamento realizado no local é feito a partir da utilização de curativos especiais, que possuem coberturas e medicamentos diferenciados, próprios para acelerar a cicatrização. “Nos curativos são utilizadas divers