Pular para o conteúdo principal

Ceará enfrenta o Bahia no jogo ida da final da Copa do Nordeste


Em 2014, ano de seu centenário, o sonho do título do Nordeste para o Ceará acabou no dia 9 de abril, quando Sport calou o Castelão lotado e ficou com a taça. Depois da frustração, o Vovô se reformulou - tanto elenco como comando técnico - e renovou o sonho, voltando a decidir a competição regional após liderar seu grupo na 1ªFase e eliminar Salgueiro e Vitória nos mata-matas.

E assim, aquele sonho de levantar a taça foi renovado e hoje se inicia a decisão da edição de 2015, com o Alvinegro visitando o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador (BA), às 22 horas.

Dando mostras de sua ansiedade em relação ao duelo de logo mais, a torcida alvinegra já lotara o Aeroporto Internacional Pinto Martins para recepcionar o time após heroica classificação contra o Vitória. E ontem à tarde repetiu o apoio no embarque da equipe para o confronto de hoje.

Jogadores e comissão técnica têm procurado deixar esse sentimento para o torcedor e destacar o foco no trabalho até aqui, na esperança de trazer a taça.

"Chegar até a final é um premio pelo trabalho, mas com a ideia de ser coroado com a taça, de trazê-la para cá. No ano passado, o Ceará disputou, mas não ganhou. Este ano temos a possibilidade de novo, e vamos com tudo. É gostoso chegar à final, demonstra que o trabalho é sério, bem planejado, e que estamos no caminho certo", externou o técnico Silas.

Sabedor da pressão que enfrentará - o estádio estará lotado e o Bahia deve pressionar muito para sair com uma vantagem para o jogo de volta, no Castelão - Silas tem o 'script' na ponta da língua: não ter medo. "Não é hora de ter medo. Sabemos da força do Bahia, que eles também têm condições de ser campeões, e temos de ir como tudo. Um título este ano da Copa do Nordeste marca a vida do treinador, do jogador, do clube. Agora é abraçar a taça de um vez por todas. O Bahia merece por ser um grande clube, o Sérgio Soares (técnico) merece porque é um grande treinador, mas isso vale também para cá. Está nas mãos de Deus e do trabalho de todos nós", finalizou Silas.

Estratégia

A formação que encara o Bahia hoje é praticamente a que empatou em 2 a 2 com o Vitória e conseguiu a classificação, exceto pela dupla de zaga titular, que naquela ocasião cumpria suspensão automático. Hoje, Gilvan e Charles estão confirmados.

O meia Marinho, surpresa no duelo no Barradão e principal destaque, também está mantido como titular. Ele afirma ter a estratégia para sair da Fonte Nova com um bom resultado.

"Temos que jogar como fizemos lá contra o Vitória: nos defendendo quando preciso e atacando, como é característica do time. Não sabemos jogar lá atrás e assim fizemos dois gols e saímos com a vaga. Precisamos de gols e sair com vantagem para o jogo aqui no Castelão. Será difícil, mas não só para nós, o Bahia respeita o Ceará", opinou ele.

Para seis jogadores, nova chance de título

Em 2014, o Ceará também chegou à decisão da Copa do Nordeste, porém foi superado pelo Sport, com uma derrota de 2 a 0 em Recife e um empate em 1 a 1 no Castelão. Daquele time, cinco jogadores continuam como titulares no Vovô e terão nova chance de conquistar um título da competição: o goleiro Luís Carlos, o lateral-direito Samuel, o meia Ricardinho e os atacantes Assisinho e Magno Alves.

O zagueiro Sandro foi titular naquela campanha, mas hoje não estará em campo, pois continua com um desconforto muscular na coxa direita.

Sobre a final do ano passado, o meia Ricardinho preferiu não fazer comparações, mas espera conquistar a taça desta vez.

"Perder o título diante de nossa torcida, no Castelão lotado, foi muito difícil para a gente. Tínhamos time para sermos campeões e agora temos outra chance. Será contra um adversário diferente, elencos diferentes. Temos que fazer um primeiro jogo seguro, como o da semifinal contra o Vitória", avaliou.

Já o lateral-direito Samuel lembrou que o título de 2014 foi perdido no primeiro jogo, na derrota por 2 a 0 na Ilha do Retiro. "O que faltou no ano passado foi que fomos muito afoitos contra o Sport lá e saímos com 2 a 0, um placar muito difícil de reverter. Temos um aprendizado e inteligência para jogar lá em Salvador e buscar o título aqui", apostou.

Bahia também fecha treino, e dúvida na zaga persiste

O Bahia também faz mistério para a primeira final da Copa do Nordeste, hoje, na Fonte Nova, contra o Ceará. O técnico Sérgio Soares realizou treino fechado nessa terça e mantém dúvidas para escalação de sua equipe.

Com um desfalque certo, do zagueiro Tite, que recebeu o terceiro cartão amarelo, Soares está entre o experiente Chicão e o jovem da base, Róbson, para jogar ao lado de Thales.

A outra dúvida é no ataque, entre Léo Gamalho e Zé Roberto. O ex-atacante do Ceará ainda não caiu nas graças da torcida tricolor e a atuação ruim no último domingo, pela seminal do Estadual contra o Juazeirense, pode ser determinante para sua saída do time titular. O postulante à vaga é Zé Roberto, atacante da base do clube, que entrou bem no mesmo jogo e marcou o gol da vitória por 3 a 2.

Em contrapartida, o técnico Sérgio Soares terá o retorno do lateral-esquerdo Patric. O defensor, que se recuperou de inchaço no tornozelo, substituirá Bruno Paulista, expulso no confronto das semifinais contra o Sport.

Preocupação

Os gols sofridos, aliás, são uma preocupação para o técnico Sérgio Soares, que nas últimas três partidas em casa viu sua meta ser vazada seis vezes, dois em cada jogo: ante o Sport, na segunda semifinal do Nordestão que o Bahia venceu por 3 a 2, o empate em 2 a 2 contra o Nacional/AM pela Copa do Brasil e, por último, na sofrida vitória de virada por 3 a 2 diante do Juazeirense, pelo campeonato baiano.

"É importante continuar com essa dose alta de gols feitos, mas temos que diminuir a margem de gols sofridos, principalmente nas finais do Nordeste".

Apoio

A torcida do Bahia esgotou todos os ingressos aos quais tinha direito para a decisão de hoje na Fonte Nova. Ao todo, o torcedor tricolor adquiriu os 38 mil ingressos e ainda se aventurou a procurar parte dos 1,2 mil destinados para a torcida do Ceará.

"Primeiro, dizer que o torcedor está de parabéns. A gente só lamenta todo esse transtorno que foi para o torcedor comprar o ingresso, num jogo importante, onde ele sabe da importância da partida e da presença dele no estádio. A gente agradece esse apoio do torcedor, essa busca pelo ingresso, para contribuir conosco", declarou Sérgio Soares, ao site oficial do Bahia.


Repórter Vladimir Marques
Diário do Nordeste
_____________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________