Pular para o conteúdo principal

Deputados divergem sobre Regime Militar de 1964


Por ocasião do 31 de março, dia do início da ditadura militar em 1964, alguns deputados da Assembleia Legislativa destacaram a data entre comemorações, elogios e ressalvas ao movimento.  O primeiro a trazer o assunto à tona foi o deputado Ely Aguiar (PSDC), destacando a importância da “revolução” para impedir “a tendência comunista” que havia no país. “Na leitura que a gente faz, o Brasil tinha uma tendência de ir para o comunistmo. Não houve iniciativa própria das forças militares, mas houve uma iniciativa popular, mobilização da imprensa, da igreja e entidades de classe, por isso aconteceu o golpe militar”, defende.

O deputado Manuel Duca (PROS) afirmou que “temos hoje democracia plena graças a revolução militar”, e realizou chamamento para movimento em homenagem ao general Castelo Branco, que ocorre nesta terça-feira (31) na Praça do Ferreira. O deputado Fernando Hugo (SD), caracterizando o regime como “contrarrevolução de 1964″,  defendeu também sua função como “salvador do Brasil do movimento comunista”.

“É oportuno frisar a data histórica da manifestação cívico-militar. Não estou aqui, e tenho sofrimento na família demais, dizer que não seguiu caminhos outros. Não estou invocando a volta do regime, temos um regime democrático que deve ser protegido por nós. Não estaríamos aqui se o comunismo tivesse tomado o poder, porque não haveria esse ambiente democrático”, destaca.


Os deputados Welington Landim (PROS) e Carlos Felipe (PCdoB) ressaltaram os pontos negativos do regime militar, citando a extensa duração, os fim das liberdades democráticas e a violência policial. Felipe defende que o “legado que fica é de um golpe”, lembrando que na Argentina e no Chile “ninguém sequer fala em revolução”. Landim caracterizou o regime como “um período negro e um grande equívoco na história do país”, afirmando também se tratar de um “golpe premeditado”.

Diário do Nordeste
______________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________