Pular para o conteúdo principal

Cunha vai acelerar proposta de redução da maioridade penal



O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que vai criar na próxima quarta-feira (1) uma comissão especial para discutir a redução da maioridade penal no país.

Esse é o último passo antes da votação sobre o tema chegar ao plenário da Casa. Esse colegiado terá 40 sessões para apresentar um parecer final analisando a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada nesta terça (31) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que reduz a imputação penal de 18 para 16 anos e outras propostas que tratam da questão.

Uma das sugestões que será analisa propõe até mesmo reduzir a maioridade para 12 anos. A diminuição da idade penal é patrocinada pela chamada pela bancada da bala e tem apoio ainda das bancadas religiosas.

Evangélico, Cunha defendeu a redução e disse que, logo após a comissão apresentar seu parecer, o texto será votado no plenário.

"Ficou claro que mesmo com toda a obstrução [manobras regimentais], a maioria da Casa quer debater este tema. Acho que este tema vai ser debatido, é importante, e vou dar todo apoio para que seja o mais rápido possível", afirmou o peemedebista.

Sobre a ameaça do PT de pedir ao Supremo Tribunal Federal para travar a tramitação da proposta na Casa, Cunha disse acreditar que não terá efeito. Segundo ele, a matéria é constitucional.

O PT argumenta que a imputação penal não pode ser alterada porque se trata de uma cláusula pétrea da Constituição - dispositivo que não pode ser modificado por congressistas por se tratar de garantias e direitos individuais.


Consulta

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), também disse que defende a redução da maioridade penal. Ele afirmou, no entanto, que é preciso estabelecer critérios para os efeitos dessa redução, além de estabelecer que o adolescente que cometer crimes ficará preso em local específico.


O oposicionista disse ainda que vai sugerir que, se o Congresso aprovar a redução, seja realizada uma consulta popular para decidir se a medida será ou não aplicada. "Como é um tema de grande impacto e polêmica social, acho que um referendo é importante", afirmou.
__________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Aderlânia Noronha ressalta lançamento de Plataforma da Saúde

A deputada Aderlânia Noronha (SD) parabenizou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/08), o governador Camilo Santana e o secretário da saúde do Estado, doutor Cabeto, pelo lançamento da Plataforma de Modernização da Saúde. Para a parlamentar, o projeto vai promover uma rede de saúde mais acessível, resolutiva, humana e inovadora. “A Secretaria da Saúde do Ceará desenvolveu um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva, melhorando a qualidade de vida dos cearenses, após um diagnóstico no Estado”, destacou Aderlânia Noronha. A deputada convidou ainda todos a participarem da audiência pública que vai apresentar a Plataforma aos deputados, nesta tarde, a partir das 14h30 na Assembleia Legislativa. AL-CE _________________________________________________________________________________