Pular para o conteúdo principal

Ventania provoca destruição em Iguatu


Uma forte ventania, seguida de chuva e trovões, no fim da tarde desta sexta-feira, destruiu dezenas de placas de publicidade, telhados de casas, muros e derrubou árvores na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará.

No Parque de Exposições do Rotary Club, onde está sendo realizada a 51ª Expoiguatu, o vendaval destruiu coberturas de barracas, a estrutura do palco alternativo e uma tenda onde acontecia concurso de raça de bovinos e ovinos. Um fotógrafo que trabalhava no evento ficou ferido e foi levado para o Hospital Regional de Iguatu. O fenômeno ocorreu por volta das 16 horas e destruiu uma das estruturas metálicas de fachada da entrada secundária do Estádio Agenorzão.

Árvores caíram e dezenas de placas de publicidade vieram ao chão, no Centro e em bairros da cidade. “Foi um milagre porque o vento veio forte e derrubou de uma vez a estrutura metálica, mas no momento chovia e não passava ninguém”, contou a dona de casa, Francisca Souza.



Ao lado do Estádio Agenorzão, parte de um muro de um depósito e antiga fábrica de fumo também desabou, próximo ao Centro Educacional Ruy Barbosa. O palco principal da Expoiguatu, onde serão realizados shows com Alceu Valença, neste sábado, e no domingo, com Raça Negra, não foi afetado.

“O vento derrubou apenas parte das chapas de isolamento da área de show, mas toda a estrutura do palco foi mantida intacta”, disse o empresário, Marcos Nunes. “Hoje (5) já teremos shows normalmente”. O fim da tarde de ontem foi de trabalho de limpeza nas casas e lojas da cidade para retirada de sujeira deixada pelo vento e pela chuva. A Coelce recebeu dezenas de chamados para restabelecer energia e consertar rede elétrica rompida por árvores que caíram.

FUNCEME

Segundo a Assessoria de Comunicação da Funceme, a Estação Automática de Dados Meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na cidade de Iguatu,  registrou duas rajadas de vento entre 14 horas e 15 horas desta sexta-feira (5), com média de velocidade de 35km/h.

Nas áreas onde ocorreu destruição, a ventania pode ter sido mais intensa do que foi registrado pelo Inmet. De acordo com a Funceme, os meses de setembro e de agosto são os que ocorrem ventos mais fortes provocados pelo deslocamento de zona de alta pressão atmosférica no Oceano Atlântico.


Em novembro de 2013, uma ventania destruiu a cobertura do ginásio esportivo do Rotary Club de Iguatu. Minutos antes, dezenas de crianças e adolescentes estavam na quadra, treinando futsal, mas o grupo foi liberado pelo professor, pois o tempo estava com fortes nuvens e vento.

Diário do Nordeste 



________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte comemorou seus 69 anos de fundação.

Em solenidade realizada na manhã de sábado 09 de julho de 2016, a LDLN (Liga Desportiva de Limoeiro do Norte) comemorou 69 anos da sua fundação, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII. A LDLN prestou homenagem para os desportistas Amara e Tico do Vila União, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves. A mesa foi composta pelo o presidente em exercício Arineudo Roberto, Maze e Marcos Júnior e Paulo Noronha.   ____________________________________________________________________________