Pular para o conteúdo principal

Vereador quer apuração de racismo contra nordestinos na Internet

O vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB) solicitou, na manhã desta terça-feira (20),  no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, que seus pares aprovem uma nota de repúdio à conduta racista de internautas que teriam feito comentários discriminatórios contra nordestinos em sites de notícias sobre o acidente envolvendo um ônibus da Viação Princesa dos Inhamuns na na BR- 020 em Canindé (CE), ocorrido no último domingo (18) e que deixou 18 mortos.
“Como pode esse povo se satisfazer com a tragédia alheia. De brincar e curtir com a desgraça dos outros. Essa nota de repúdio pode não ser nada, mas dá uma resposta a população”, declarou o parlamentar.

Leonelzinho ainda enalteceu a iniciativa do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) que instaurou, na última segunda-feira, 19 de maio, um procedimento administrativo criminal para investigar a conduta desses internautas. Segundo o vereador informou, o MPF já identificou e coletou dezenas de comentários com insultos a nordestinos nos portais de notícias que veicularam o acidente na BR-020, e ainda deve apurar a conduta de outras dezenas de usuários.
O procurador da República Edmac Lima Trigueiro é quem vai investigar o comportamento dos internautas e deve pedir a quebra do sigilo telemático dos usuários suspeitos para identificar o IP dos computadores de onde foram publicados os comentários discriminatórios. O caso poderá ser enquadrado como crime de racismo, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão.

Roberto Moreira
Diário do Nordeste
______________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Comunicado