Pular para o conteúdo principal

PF desmonta quadrilha que fraudava aposentadorias no Vale do Jaguaribe

Três pessoas foram presas, incluindo um servidor da Previdência Social


Três pessoas foram presas pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (31) em ação para desarticular uma quadrilha especializada em fraudar processos concessórios de benefícios da Previdência Social em cidade do Vale do Jaguaribe. 55 agentes federais e 17 técnicos da Seguridade Social também cumpriram quinze mandados de busca e apreensão.

Segundo a Polícia Federal, servidores da agência da Previdência Social em Russas estão envolvidos. FOTO: WALESKA SANTIAGO

A ordem judicial foi expedida pela 15ª Vara da Justiça Federal de Limoeiro do Norte e as diligências foram feitas na sede da Agência da Previdência Social de Russas, nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios de Jaguaribara, Tabuleiro do Norte e Quixeré, além das residências dos investigados.

A “Operação Blokk”, executada pela Força Tarefa Previdenciária no Estado do Ceará, integrada pela PF, Ministério da Previdência Social (MPS) e Ministério Público Federal (MPF), revelou um esquema criminoso para a obtenção de aposentadoria por tempo de contribuição a trabalhadores urbanos e aposentadorias por idade a supostos trabalhadores rurais ou aos dependentes deles.

Segundo a Polícia Federal, servidores da agência da Previdência Social em Russas inseriam falsos vínculos trabalhistas no cadastro nacional de informações sociais para as aposentadorias. Além disso, eram feitos requerimentos de benefícios rurais com declarações de atividades rurais ideologicamente falsas, fornecidas pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios investigados.

Os presos não tiveram o nome divulgado, mas um deles é servidor da previdência social de Russas. A PF afirma ele recebia propina para facilitar as fraudes. Todos os detidos foram levados à sede da Polícia Federal em Fortaleza, onde serão interrogados.

Os documentos e computadores apreendidos serão analisados na busca de outros envolvidos nas fraudes. Segundo as investigações, servidores, intermediários e até mesmo beneficiários podem fazer parte da quadrilha. Até o momento a PF não calculou o valor desviado no esquema.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, corrupção ativa e passiva e inserção de dados falsos em sistema de informações da Previdência Social. A pena para os crimes variam de cinco a doze anos de reclusão.



Fonte: Portal Verdes Mares

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________