Pular para o conteúdo principal

FIEC inaugura Casa da Indústria e instala Polo de Inovação Regional em Limoeiro

Roberto Proença de Macêdo(Foto:Site da FIEC)
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) inaugura nesta quinta-feira, 31/10, a Casa da Indústria do Sistema FIEC e instala o Polo Regional de Inovação do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte. O presidente da FIEC, Roberto Proença de  Macêdo, comandará a solenidade de implantação do Polo, durante café da manhã, às 9h, no auditório do Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) do Instituto Centec. Na sequência da programação, ás 11h30, ele fará o descerramento da placa para inauguração oficial da Casa da Indústria ao lado do diretor corporativo do INDI, Carlos Matos, do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), Fernando Nunes, do superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), Francisco das Chagas Magalhães, e da superintendente do Instituto Euvaldo Lodi ( IEL/CE), Vera Ilka Meireles Sales, e demais autoridades da região.

No primeiro momento, após os discursos do presidente da FIEC e de autoridades presentes, Carlos Matos apresentará um perfil econômico e industrial do Vale do Jaguaribe e explicará como funciona a estrutura do Polo Regional de Inovação. Após a apresentação, a FIEC e o Banco do Nordeste vão assinar um convênio para facilitar o acesso ao crédito às indústrias dali. Também será feito o lançamento do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na área de panificação. Uma carreta-escola do SENAI estará no local para iniciar, de imediato, a capacitação. Na oportunidade, cinco empresas da região vão assinar a adesão ao Programa Agentes da Inovação e será anunciada a realização da edição especial do Programa Apóstolos da Inovação e do primeiro Seminário de Inovação do Vale do Jaguaribe, com data prevista para o próximo dia 5 de dezembro.

Segundo Roberto Macêdo, o lançamento do Polo Regional de Inovação do Vale do Jaguaribe, por meio chegada da Casa da Indústria, vai valorizar a economia local, pensando-se em um projeto de longo prazo: “O Sistema FIEC dá o primeiro passo, com uma visão de longo prazo, para o estímulo ao protagonismo do empresariado da região, de forma a tornar mais inovadoras, produtivas e competitivas suas empresas e, em consequência, contribuir efetivamente para o desenvolvimento de um conjunto de 13 municípios”.

Para Carlos Matos, a implantação ajudará os empresários que estão interessados a assumirem o protagonismo de pensar e sugerir o desenvolvimento econômico da região. “Estamos com o foco no desenvolvimento do estado como um todo. Queremos que a indústria gere emprego e trabalho dinamizando o interior. Assim, dará oportunidades aos jovens que saem do seu município sem perspectiva”, arremata o diretor corporativo do INDI.


Saiba mais:

Casa da Indústria

A Casa da Indústria do Sistema FIEC facilitará o acesso dos empresários do Vale do Jaguaribe aos produtos e serviços que são oferecidos pelo SESI-CE, SENAI-CE, IEL/CE, CIN, INDI e FIRESO. Inicialmente, o Polo Regional de Inovação colocara à disposição os programas Indústria Viva, Agentes de Inovação, Pronatec e todas as atividades de articulação para a inovação, por meio do programa Uniempre.

As indústrias de cerâmica e mineração, alimentos, calçados e eletro-metalmecânico serão, inicialmente, o foco de atuação do Polo Regional de Inovação do Vale do Jaguaribe. No mesmo local, funcionarão escritórios do Simec e do Sindiquímica.

A Casa da Indústria do Sistema FIEC fortalecerá a produção local, incentivará às indústrias instaladas na região e ajudará o município a atrair novos investimentos na área, aumentando a competitividade das empresas e o desenvolvimento econômico da região.


Polo Regional de Inovação

O Polo Regional de Inovação da Região do Vale do Jaguaribe, composto pelos municípios de Alto Santo, Ibicuitinga, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte, será implementado como estratégia de ampliação da presença da indústria no interior para fortalecer a economia local e, assim, atender às cadeias produtivas e ao desenvolvimento da indústria. A região foi escolhida para ser o piloto com base em estudos do INDI, que constataram uma concentração de indústrias em municípios como Russas, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, por conta da grande riqueza de matérias-primas, do número elevado de pequenas e médias empresas com potencial de crescimento em diversos segmentos, além de empresários interessados promover o desenvolvimento econômico regional.

O Polo vai articular os empresários locais para que tornem os seus produtos inovadores, produtivos e competitivos, a longo prazo, por meio de um desenvolvimento regional pela inovação industrial, desde o acesso ou a criação de métodos inovadores. Assim, poderão competir no mundo global. Em um primeiro momento, as indústrias de cerâmica, mineração, alimentos, calçados e eletro-metal-mecânico serão as contempladas.


Programa Indústria Viva

O Programa de Desenvolvimento Industrial Integrado do Estado do Ceará –  Indústria Viva – prevê ações de inteligência, inovação e compartilhamento para impulsionar a indústria cearense. Dentre elas, a instalação de seis polos industriais de inovação no interior, por meio das Casas da Indústria (Centro-Sul, Cariri, Sertão Central, Ibiapaba, região metropolitana de Fortaleza e litoral do Pecém). O programa, que inclui outros projetos em andamento realizados pela FIEC, por meio do INDI, como o Apóstolos da Inovação, Projeto de Integração Universidade-Empresa pela Inovação (Uniempre) e Inova Startups, quer promover a interiorização da indústria e a conexão entre o setor produtivo para mudar o perfil industrial do estado.


Programa Uniempre

Há quase dois anos, a partir de um convênio da FIEC com a Universidade de Ben-Gurion, de Israel, o programa fortalece a cooperação entre indústria e academia, visando promover avanço tecnológico, inovação e aumento da competitividade do setor industrial do Ceará. A iniciativa já contempla quase 40% da indústria cearense, com a participação dos setores elétrico/eletrônico/metal-mecânico, da construção civil e químico. O próximo setor contemplado será o de vestuário.


Programa Agentes da Inovação

O Programa Agentes de Inovação, por meio de 12 consultores, proporciona apoio fundamental às empresas, de médio e grande portes cearenses ou que estejam inseridas em determinada cadeia produtiva ou setor, atendendo à necessidade de aumentar a competitividade industrial cearense por meio da inovação e da melhoria de desempenho, conectando-as com projetos e serviços que proporcionem de maneira qualitativa uma efetiva mudança no patamar da indústria. O projeto é um dos instrumentos de promoção da inovação nas empresas por meio do Programa Universidade-Empresa (Uniempre).


Pronatec

O Pronatec, por meio do Sistema FIEC e unidades do SENAI/CE, formou, este ano, 1.053 alunos de Fortaleza e região metropolitana. Os formandos frequentaram cursos com carga horária mínima de 160 horas, tais como confecção de calçados, eletricista predial, eletricista industrial, montador e reparador de computadores, eletricista instalador de baixa tensão, pedreiro de alvenaria, eletricista de automóveis, torneiro mecânico, instalador de redes de computadores, pizzaiolo, salgadeiro, modelista e operador de corte, dentre outros.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.  No Ceará, conforme a Secretaria da Educação do Estado, 23 municípios serão beneficiados em 2013 com 11.378 vagas em 115 cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Formação Inicial e Continuada (FIC), em parceria com o SENAC, SENAI, SENAT, SENAR e IFCE.

Conheça as casas do Sistema FIEC

SENAI - Desde a sua fundação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) cumpre um papel fundamental e histórico na formação do trabalhador cearense. Por meio dele, vários profissionais da indústria receberam uma formação qualificada, contribuindo para o desenvolvimento do país. O SENAI promove a inovação mediante Serviços Técnicos e Tecnológicos ofertados para as indústrias. No estado do Ceará, o SENAI dispõe de nove unidades, sendo quatro em Fortaleza, uma em Maracanaú, um Núcleo Integrado SESI/SENAI em Horizonte, um Centro Integrado SESI/SENAI em Sobral, uma unidade em Juazeiro no Norte e outra em São Gonçalo do Amarante.


SESI - Na tradição de 65 anos, o Serviço Social da Indústria (SESI/CE) busca na experiência conhecer melhor o trabalhador da indústria e sai na frente para atender às solicitações do trabalhador e das empresas que desejam promover a melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho dos seus funcionários em saúde, educação e cultura, esporte e lazer. O trabalhador pode se dirigir, por conta própria, a qualquer Núcleo do SESI para se cadastrar e se beneficiar de serviços e as empresas podem requisitar um pacote de serviços do SESI/CE, que diretamente serão encaminhados como benefícios aos seus trabalhadores.


IEL - O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) é responsável por fomentar vários serviços de aperfeiçoamento, tanto para a gestão empresarial quanto para a capacitação profissional. Todos divididos em quatro grandes áreas: Prospecção e Tendências, Estágio e Novos Talentos, Capacitação Empresarial e Inovação e Transferência de Tecnologia. 


INDI – A FIEC criou, no início de 2004, o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI) para catalisar ações voltadas à atração de investimentos, desenvolvimento de novos negócios, elaboração de estudos e pesquisas econômicas, fomento às cadeias produtivas e estímulo à formação de poupança e de fontes financiadoras do segmento industrial, agroindústria e atividades correlatas.  Depois de 2011, a instituição tem como missão contribuir para o desenvolvimento industrial, aumento da competitividade sustentável, buscando a construção de uma sociedade justa e desenvolvida.

  

 FIRESO - O Instituto FIEC de Responsabilidade Social (FIRESO) busca potencializar ações socialmente responsáveis e promover boas práticas de responsabilidade social em parceria com a sociedade civil, estimulando a formação de redes de colaboração. Braço executor da área social da FIEC, o FIRESO desenvolve suas ações em quatro programas prioritários: Formação Cidadã, Difusão da Cultura Indígena e do Patrimônio Histórico, Segurança Pública e Voluntariado.


Instalação do Polo Regional de Inovação do Vale do Jaguaribe

Dia 31 de outubro (quinta-feira)

Horário: às 9h

Local: Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT – Instituto Centec

Rua Cônego Bessa, 2381 – Praça da Matriz – Limoeiro do Norte/CE.



Inauguração da Casa da Indústria do Sistema FIEC

Dia: 31 de outubro (quinta-feira)

Horário: às 11h30


Local: Rua Francisco Remígio, 570 – Centro – Limoeiro do Norte /CE

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________