Pular para o conteúdo principal

Primiera Dama, Onélia Santana, vai participar do lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil.


O Governo do Ceará, através do Gabinete da Primeira-Dama e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará na próxima terça-feira (26) o lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil. A abertura da capacitação será com o Seminário “Compreendendo o Desenvolvimento Infantil”, a partir das 8 horas, no Centro de Eventos do Ceará. 

O seminário reunirá profissionais de saúde dos 184 municípios cearenses, entre agentes comunitários de saúde, coordenadores da Atenção Primária e secretários de Saúde, com o objetivo de capacitar esses profissionais e gestores na temática da Primeira Infância. A cerimônia contará com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

No seminário serão abordados temas do Desenvolvimento Infantil em conferências, palestras e mesas redondas conduzidas por especialistas da área. O projeto conta, também, com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Instituto da Primeira Infância (Iprede).

O seminário faz parte da primeira etapa de capacitação dos agentes comunitários de saúde em desenvolvimento infantil. Ao todo, o curso terá carga horária de 100 horas/aulas, sendo 60 horas online, orientadas para a iniciativa “Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância”, e 40 horas divididas entre encontros presencias e atividades práticas com temáticas sobre desenvolvimento infantil, atenção à saúde, cultura de paz e educação na infância.

Além da formação dos profissionais, a proposta objetiva, no final de seu programa, entregar à gestão municipal um diagnóstico situacional da primeira infância e um projeto de intervenção local, a ser construído durante o processo de formação. Esse documento será apresentado a cada uma das cidades contempladas com a formação.

A capacitação permitirá aos profissionais identificar aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da primeira infância, bem como do olhar interessado para essa temática no território. Aformação contemplará ainda os municípios com um diagnóstico situacional e um plano de intervenção para a primeira infância de cada cidade.

Família Brasileira Fortalecida

O curso Família Brasileira Fortalecida foi desenvolvido pela Rede de Educação à Distância (READS) e é promovido pelo Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Unicef, Iprede e Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado pela ESP/CE. A iniciativa da formação em desenvolvimento infantil integra o pilar Tempo de Crescer do Programa Mais Infância Ceará, que promove a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil
Dia: 26 de setembro (terça-feira)
Hora: 8 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Cristiane Bonfim - Assessoria de Comunicação da Sesa

Lia de Paula - Fotógrafa
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Tentativa de homicídio à bala em Tabuleiro

Hoje, dia 02/05 (sexta-feira), por volta por de 17h00min, na Rua Avelino Magalhães, proximidades do Bar da Tercíula, centro de Tabuleiro do Norte, foi vítima, de uma tentativa de homicídio a pessoa de Rafael Júnior da Silva, vulgo “bracin”, natural de Tabuleiro do Norte, 22 anos, desocupado e residente no centro de Tabuleiro. A vítima foi surpreendida por dois indivíduos não identificados, usando capacetes, numa motocicleta preta, sendo alvejada por quatro disparos(um nas costas, um nas nádegas e dois no braço), tendo em seguida, sido socorrido por populares, até o hospital local, posteriormente, transferido para o Hospital Regional de Limoeiro do Norte. Vale salientar que em meio aos disparos, a Sra Niracir Almeida Silva, natural do Estado do Rio Grande do Norte, 26 anos, agricultora e residente no centro de Tabuleiro, foi lesionada na perna, porém, sem maiores gravidades.  __________________________________________________________________