Pular para o conteúdo principal

Ceará e Fortaleza irão decidir o Campeonato Cearense 2015


Nos últimos 10 anos, Ceará e Fortaleza decidiram o Campeonato Cearense em metade deles. E a separação dos títulos é equilibrada, com três conquistas para o Vovô (2006/2012/2014) e duas taças para o Leão (2009/2010). Em todas estas decisões, surgiram, claro, heróis para a história dos dois clubes, que por sua grandeza detém uma das maiores rivalidades do país.

Em 2006, a conquista do Vovô consagrou o goleiro Adílson ao defender um pênalti de Rinaldo no primeiro jogo da final, além dos atacantes Vinícius e Aleluia autores de um gol em cada jogo. Aquela decisão é considerada histórica, pois o Leão jogaria a Série A, era o favorito destacado e havia goleado o Ceará duas vezes na 1ª fase.

O goleiro Adílson em entrevista ao Diário do Nordeste em 24 de abril de 2010, confidenciou que aquele jogo foi o maior de sua carreira. "Defender um pênalti em uma decisão como aquela, foi como marcar um gol. Aquele título foi o mais importante da minha carreira e ainda mexe comigo até hoje".

Ele lembra que o título com duas vitórias de 1x0 foi especial pelo time ter entrado na decisão desacreditado. "Após duas goleadas sofridas para o Fortaleza, nós fomos humilhados. Falavam em duas goleadas na decisão. Então, esse título estava engasgado e era o desejo dos jogadores e da torcida", descreve ele.

Em 2009 foi a vez do goleiro tricolor Douglas fechar o gol na partida final por 1x1 e dar o título ao Leão. Naquele ano, a conquista foi encaminhada, após vitória de 2 a 1 no primeiro jogo, com gol do lateral-esquerdo Guto aos 42 minutos do 2º tempo e no jogo de volta com o gol de empate em 1 a 1 marcado pelo atacante Marcelo Nicácio.

Um ano depois, em 2010, mais uma vez um goleiro, outro tricolor, Fabiano, entrou para a história do Fortaleza com o tetra, sendo o herói na disputa de pênaltis. O Leão venceu o primeiro jogo por 2 a 1, perdeu pelo mesmo placar na volta, e o título foi definido nas penalidades. Foi aí que surgiu Fabiano, defendendo o pênalti final de Misael para a festa dos leoninos, que na Série C, venceram um rival da Série A.

Em entrevista após a histórica partida, o goleiro Fabiano externou a emoção de ser um dos protagonistas do tetra leonino. "Foi uma emoção muito grande esse título. Viemos com o objetivo de sermos tetracampeões e tivemos muitos percalços durante a competição, mas chegamos a final. Não queríamos definir nos pênaltis, mas treinamos muito na véspera, mais de cem penalidades. No pênalti decisivo do Misael, não falei nada para ele, não catimbei, só me concentrei muito. Graças a Deus fiz a defesa decisiva e depois foi só comemorar este título que tanto perseguíamos".

Deu Vovô

Nas duas decisões seguintes entre ambos, em 2012 e 2014, deu Vovô. Ambas terminaram rigorosamente empatadas, mas a melhor campanha do Alvinegro fez a diferença.

Em 2012, após um empate por 0 a 0 no primeiro jogo final, outra em uma disputa equilibrada no PV: o Leão saiu na frente com Jaílson, mas Felipe Azevedo fez o gol do título do Vovô de pênalti, garantindo o bicampeonato ao Ceará com o empate por 1x1. O título era a volta por cima para o Alvinegro, que após a queda da Série A, conquistaria o título sobre o maior rival.

Em 2014, outro goleiro foi o herói, agora Luís Carlos, do Vovô, que fez defesas espetaculares nos jogo final que acabou sem gols, garantindo o tetracampeonato ao alvinegro.

Com tantos candidatos em 2015, na decisão de amanhã, como os alvinegros Magno Alves pelo Ceará e Corrêa pelo Fortaleza, quem será o herói desta vez?
  
Sem Clássico

Em cinco dos últimos dez anos, o Clássico-Rei não decidiu o Estadual. Em 2005/2007/2008, o Leão foi campeão em cima do Icasa, sempre em dois jogos finais. Já em 2011 e 2013, o Vovô foi campeão 'arrastão' diante de Guarani de Juazeiro (sem necessidade de jogos finais de campeonato), e Guarany de Sobral, este sim, em duas finais.

Cobertura

A cobertura online da primeira partida da decisão do Campeonato Cearense 2015 e entre Fortaleza e Ceará começará às 15 horas deste domingo, ou seja, uma hora antes do início da partida, trazendo informações de bastidores e detalhes do jogo direto do Castelão no site do Diário do Nordeste (http://bit.Ly/1HATe9T)

Vladimir Marques

Repórter
Diário do Nordeste
_____________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________