Pular para o conteúdo principal

No forno: Ibope e Datafolha registram pesquisas para o segundo turno no Ceará


Os Institutos Ibope e Datafolha já registraram junto ao Tribunal Superior Eleitoral, conforme prevê a legislação em vigor, a realização de novas pesquisas. As sondagens dizem respeito a intenção de voto para os candidatos que disputam o segundo turno das eleições para o governo do Ceará e para a Presidência da República nas eleições de 2014.

Os resultados podem ser divulgados nos dias: 15 de outubro, quarta-feira (Datafolha) e 16 de outubro, quinta-feira (Ibope).

Ibope

O Ibope foi contratado pela TV Verdes Mares. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral, com o número 00033/2014, no último dia 11 de outubro e tem autorização para ter o resultado divulgado a partir do dia 16 de outubro.

Os pesquisadores vão ouvir 1.204 eleitores entre os dias 11 e 16 de outubro. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Intenção de voto

O questionário tem 15 perguntas. A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam o governo do Estado e a Presidência da República.
  
Metodologia de pesquisa

Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Datafolha

Já o Datafolha foi encomenda pelo jornal O Povo no dia 10 de outubro. Os pesquisadores estarão em campo no dia 15 de outubro para ouvir 1.296 eleitores. A pesquisa tem sua divulgação autorizada a partir do mesmo dia, 15 de outubro, quarta-feira.

O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral com número 00032/2014. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Perguntas e avaliação

O questionário tem 32 perguntas e começa indagando aos eleitores sobre as eleições que serão realizadas no dia 26 de outubro. A pesquisa Datafolha também pede a opinião dos eleitores sobre a atuação do governador Cid Gomes (Pros) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Apoio

O Datafolha ainda questiona os eleitores se o apoio dos candidatos ao governo do Ceará a um candidato a presidente no segundo turno da eleição deste ano, poderia levar o entrevistado a: “escolher esse candidato”, “faria você não votar nesse candidato” ou “seria indiferente?”

Metodologia de pesquisa


Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. O conjunto do eleitorado do Estado do Ceará com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.

Via site Politica com K
________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________