Pular para o conteúdo principal

Aleitamento materno em pauta na Comissão de Infância e Adolescência



A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa recebe, nesta quinta-feira (29), às 8h30, em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao Agosto Dourado, as assessoras técnicas da Área da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Ritemeia Mesquita e do Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac) da Secretaria de Saúde do Estado, Sandra Luna.

A reunião será no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

“Vamos deliberar, como de costume, requerimentos e projetos e, em seguida, as técnicas abordarão na Comissão o tema da amamentação, tão importante na primeira infância”, destaca a presidente da colegiado, deputada Érika Amorim (PSD).

A parlamentar lembra que o Agosto Dourado simboliza uma campanha social pela maior consciência de mães e pais – tanto antes como após a gestação – e a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. “A iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é baseada na semana do aleitamento materno, realizada de 1º a 7 de agosto”, reforça.

As convidadas, informa a deputada, deverão falar sobre as ações em âmbito municipal e estadual. Segundo Érika Amorim, os bancos de leite, além de receberem doação para recém-nascidos internados, oferecem também informação para as puérperas.

Saúde
A parlamentar lembra que o leite materno não só fornece os nutrientes necessários ao crescimento da criança como tem substâncias capazes de protegê-la contra infecções. “Devido ao seu papel fundamental no desenvolvimento da criança, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) orientam que as mães alimentem seus filhos até o sexto mês de vida somente com o leite materno”, destaca.

Coleta
O Ceará conta com 31 postos de coleta e bancos de leite humano e 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, certificadas pelo Ministério da Saúde. Em 2018, o Ceará coletou 7.318 litros de leite humano que beneficiaram 8.354 recém-nascidos internados.

Bancos
Quatro hospitais da rede pública – Hospital Geral Doutor César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral – contam com bancos de leite humano. Juntos, coletaram 3.688 litros no ano passado, cerca de metade do que foi doado no Ceará.

Comissão
As reuniões ordinárias da Comissão da Infância e Adolescência acontecem semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 8h30, no Complexo de Comissões da Casa. Com a presidência de Érika Amorim, a comissão é composta ainda pelos deputados Augusta Brito (PCdoB, vice-presidente), Queiroz Filho (PDT), Elmano Freitas (PT) e Apóstolo Luiz Henrique (PP).

Com informações da AL
________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Árbitro sorteado para partida entre Uniclinic e Fortaleza foi vetado pelo Leão ano passado

Como assegurado pela Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (CA/FCF), um quarteto local vai apitar o jogo entre Uniclinic e Fortaleza, quinta-feira, 8, no Domingão. O árbitro central será Luciano Miranda, que venceu o sorteio contra o experiente Cleuton Lima. Luciano Miranda é do quadro de Promissores da FCF, ou seja, aqueles que demonstram potencial para conseguir o escudo CBF nos próximos anos. Seus assistentes serão Mardônio Ribeiro (CBF), único oficialmente fora do movimento liderado pelo sindicato de árbitros, e Alden Christian (FCF 1). O sorteio, realizado na tarde de ontem, 5, não causou nenhuma reação oficial ou por rede social da direção do Fortaleza, que no ano passado pediu veto a Luciano Miranda. O motivo foi o alerta que ele, atuando como quarto árbitro, deu ao árbitro Gleysto Gonçalves de que o atleta Felipe havia tomado o segundo cartão amarelo, nas quartas-de-final do Campeonato Cearense, em jogo contra o Tiradentes. Quanto a recusa da