Pular para o conteúdo principal

Assembleia adere à campanha Outubro Rosa e recebe iluminação especial



A Assembleia Legislativa do Ceará aderiu à campanha Outubro Rosa e mudou a iluminação noturna do Palácio Deputado Adauto Bezerra. Desde o início deste mês, o prédio reflete as cores da campanha.

A ideia, conforme Raquel Rabelo, do Setor de Obras e Manutenção da AL, é alertar sobre a saúde da mulher e lembrá-las de estar em dia com o próprio corpo.

“A adesão da AL à campanha representa um maior engajamento do Poder Legislativo no que tange à sensibilização da sociedade para uma constante prevenção em relação ao câncer de mama”, pontua.

A iluminação deve ser mantida até o final da campanha, que dura todo o mês. A Casa se alia, dessa forma, às ações de outras instituições públicas no Ceará e no Brasil, que também adotaram a iluminação rosa em suas fachadas.

Campanha
As parlamentares enaltecem a importância da campanha. A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) elogia a participação da AL no Outubro Rosa e lembra a importância do autoexame no reconhecimento do câncer de mama. “A mulher deve estar sempre atenta à saúde. A escolha de outubro como mês de campanha foi para se ter uma referência; para que atividades, palestras, discussões sobre o assunto sejam promovidas, no sentido de orientar e conscientizar as mulheres”, acrescenta.

Mutirão
Para a deputada Dra. Silvana (PR), a campanha Outubro Rosa é a que mais demonstra resultados reais por meio de estatísticas. “Falta, entretanto, mais efetividade”, observa. Conforme Dra.Silvana, é preciso criar o “Mutirão Outubro Rosa”, com ações e profissionais engajados e destinados especificamente para essa atividade. De acordo com a parlamentar, não adianta fazer mamografia em outubro e ter que enfrentar uma fila enorme para realizar a biópsia. “Ao final da fila, a metástase já está formada e não adiantou nada todo o esforço de prevenção”, acentua. De acordo com a deputada, é preciso elaborar um sistema onde as mulheres façam a mamografia, e partam para a biópsia, quando necessário, e para a cirurgia de forma imediata.

Tempo
A deputada Rachel Marques (PT) também frisa a necessidade de um tratamento em tempo hábil. “Muito importante a participação da AL nessa campanha, mas temos que tornar os resultados mais palpáveis, de forma a trazer melhoria efetiva para a vida das mulheres com câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres no País”, afirma.

E ainda
Lançado em 1997, na Califórnia, Estados Unidos, o movimento mundial Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, em outubro, são realizadas várias ações de sensibilização. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano. É o segundo tipo mais frequente no mundo. De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, o Brasil deverá registrar 59.700 novos casos. No Ceará, serão 2.200, sendo 1.410 somente em Fortaleza.

Com informações da AL
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

A triste história de Dheymerson, o menino do “Pintinho Piu”

Pra você, um vídeo viral pode significar 30 segundos de risada, um compartilhamento e talvez uma repercussão nas redes sociais. E só. Mas e protagonista do viral, o que aquilo representa? A triste história de Dheymerson, o menino do pintinho piu, diz bem o que um momento repentino de fama na internet pode acarretar. Em 2011, Dheymerson postou o vídeo dele dublando a música do Pintinho Piu. Foi um viral instantâneo, muita gente compartilhou, ele foi presença carimbada em programas de TV e tudo mais — e também foi ao youPIX Festival 2012. No final do ano passado, conversamos com Elias, pai do garoto e publicamos uma matéria em janeiro deste ano. Ele tentava guinar a carreira de Dheymerson, lançando um CD com músicas infantis. Na época, ele já falava sobre o esforço feito para fazer com que o sucesso do viral se transformasse em uma renda pra família. “Morávamos em Russas, interior do Ceará e hoje em dia estamos em Fortaleza, capital. Abrimos mão de nossos empregos para inves