Pular para o conteúdo principal

Partidos iniciam preparativos para convenções no Ceará



Em dois meses, partidos políticos poderão começar a realizar convenções para escolher oficialmente candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Aqui no Ceará, a movimentação é intensa, sobretudo nos bastidores, para a composição de alianças eleitorais.

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores deve ser reunir nos próximos dias para definir os rumos da legenda que aposta na reeleição do governador Camilo Santana.

Segundo o vereador Acrísio Sena, o encontro servirá para “traçar todo o cronograma preparativo no tocante à tática eleitoral. Nós vamos tirar a nossa convenção, o calendário de discussão com o governador Camilo Santana e as representações dos parlamentares”, explica.

“A partir dessa reunião do diretório estadual, é que sairá todo o cronograma até o período das convenções”, diz Acrísio.

Proporcional
Sobre as articulações para a disputa proporcional, o petista avalia que o PT não deve fazer coligações. “Diante da amplitude do bloco que dá apoio ao processo de reeleição do nosso governador, a nossa avaliação é que, esse blocão, do ponto de vista para a disputa proporcional, se torna inviável. Serão constituídos blocos e, automaticamente, cada partido também terá a oportunidade de construir a sua tática eleitoral”, pondera.

“Para o PT, acredito que o melhor caminho é sair com chapa própria para deputado estadual e deputado federal. Também já me pronunciei e acho que seria razoável, já que o PT tem a vaga de governador, não reivindicar a vaga de senador, mas vamos debater”, disse em referência a possibilidade de renovação da vaga hoje ocupada pelo senador José Pimentel (PT).

Férrer
Outro que também aguarda definições é o deputado Heitor Férrer (SD). Após adesões de novos partidos políticos à base de apoio do Governo do Estado, Férrer conversou com o presidente do Solidariedade no Ceará, Genecias Noronha, e ficou decidido que o parlamentar continuará a atuar na oposição ao governo Camilo Santana e ao grupo político dos Ferreira Gomes. Heitor Férrer reforça que não irá apoiar a reeleição do atual governador nem qualquer candidatura dos irmãos Ferreira Gomes ou seus candidatos.

O deputado, que disputará a reeleição, deve tratar de articulações e alianças, esta semana, em nova reunião com o presidente da sigla. “Estou tratando com o deputado federal Genecias Noronha para discutir este assunto. Por enquanto não tenho, ainda, o norte de como serão as convenções”, admite.

Psol

O Psol participa de aliança nacional com o PCB e movimentos sociais (como o MTST e APIB). O grupo aposta nos nomes de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara para à Presidência da República. “No Ceará, essa aliança se reproduz. Nossos candidatos são: Governador – Ailton Lopes (PSOL), bancário. Foi o nosso candidato em 2014 e em 2016 teve a 5ª maior votação de vereador em Fortaleza”, afirma o deputado estadual Renato Roseno (Psol).

“Junto com Ailton, a Professora Anna Karina (Psol). É militante feminista e professora da rede estadual. Nossa chapa ao Senado será composta pelo Pastor Jamieson Simões (Psol). Ele é pastor protestante, negro, histórico militante de Direitos da infância e do movimento negro. E pelo sindicalista Benedito, militante do PCB, operário da construção civil”, completa Roseno.

Indicativo

Ainda segundo o parlamentar, existe um indicativo de que a convenção deve ser realizada no dia 21 de julho. A confirmação, no entanto,, ainda depende da agenda de Boulos, que deverá acompanhar o evento em Fortaleza. Roseno disputará a reeleição para deputado estadual. “Tentaremos ampliar a bancada. E tentar a eleição de um [deputado] federal. Temos bons nomes para federal e estadual. Um desafio a mais é vencer a cláusula de barreira (precisamos ter 9 federais) e o Ceará pode contribuir com essa tarefa”, destaca.

A legenda está com planejamento adiantado e aposta no engajamento da militância para financiar a campanha deste ano. “Já lançamos nossa plataforma de arrecadação prévia. Acredito que fomos os primeiros, cumprindo nosso compromisso de transparência, campanhas módicas e construídas coletivamente. Lembrando que teremos apenas 1,24% do fundo eleitoral e menos de 10 segundos de tempo de TV. Isso nos obriga a muita militância nas ruas e nas redes”, conclui o parlamentar.

Tucano
Antes da oficialização das chapas que irão concorrer ao pleito, os pré-candidatos já se movimentam e com a possibilidade, a partir da disputa deste ano, da chamada pré-campanha, eles estão nas ruas. Essa etapa passou a ser legalizada pela minirreforma eleitoral de 2015, que reduziu o tempo oficial de campanha de 90 para 45 dias. A minirreforma introduziu, na Lei Geral das Eleições (Lei 9.504/97) a figura do pré-candidato, ao qual é permitido expor posições políticas e a menção à pretensa candidatura, mas não pedir votos.

No final de semana, o pré-candidato do PSDB ao Governo do Ceará, General Guilherme Theophilo, cumpriu agenda ao lado do senador Tasso Jereissati (PSDB) no município de Barbalha, região do Cariri. Antes, na última sexta-feira (25), ele participou de caminhada pelo Centro de Fortaleza, acompanhado do deputado Capitão Wagner (Pros). Em entrevista, o tucano concedeu entrevista à imprensa na qual disse que “está na hora e no momento do cearense mudar o Governo do Estado para melhorar as condições de vida da população porque os governantes estão fugindo de suas responsabilidades”.

E ainda

A manifestação é permitida pela Justiça Eleitoral. O secretário judiciário do TSE, Fernando Maciel de Alencastro, explica que “está contemplada a divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais”. A pré-campanha começou a valer nas eleições municipais em 2016, mas está mais difundida nesta, inclusive pela possibilidade de pré-candidatos arrecadarem recursos por meio de sites cadastrados pelo TSE.

A orientação geral para o período é de que nesta fase devem ser evitados gastos de campanhas.“Não se vê, nesse período da pré-campanha, previsão de prestação de contas. Se presume que não haverá gastos substanciais pelo menos”, explica Alencastro.

Com informações do OE
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Árbitro sorteado para partida entre Uniclinic e Fortaleza foi vetado pelo Leão ano passado

Como assegurado pela Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (CA/FCF), um quarteto local vai apitar o jogo entre Uniclinic e Fortaleza, quinta-feira, 8, no Domingão. O árbitro central será Luciano Miranda, que venceu o sorteio contra o experiente Cleuton Lima. Luciano Miranda é do quadro de Promissores da FCF, ou seja, aqueles que demonstram potencial para conseguir o escudo CBF nos próximos anos. Seus assistentes serão Mardônio Ribeiro (CBF), único oficialmente fora do movimento liderado pelo sindicato de árbitros, e Alden Christian (FCF 1). O sorteio, realizado na tarde de ontem, 5, não causou nenhuma reação oficial ou por rede social da direção do Fortaleza, que no ano passado pediu veto a Luciano Miranda. O motivo foi o alerta que ele, atuando como quarto árbitro, deu ao árbitro Gleysto Gonçalves de que o atleta Felipe havia tomado o segundo cartão amarelo, nas quartas-de-final do Campeonato Cearense, em jogo contra o Tiradentes. Quanto a recusa da