Pular para o conteúdo principal

A pré-candidata do PCdoB à Presidência, Manuela D’Ávila, lança plataforma Ocupa, ao vivo, nas redes sociais


A pré-candidata do PCdoB à Presidência, Manuela D’Ávila fará, hoje (4), às 18h30,  o lançamento virtual da plataforma OCUPA, ao vivo, direto da sede da União da Juventude Socialista, em São Paulo. Participa também do bate-papo os ativistas e especialistas digitais Bruno Martin, Vinicius Wo e Fabrício Solagna. A apresentação será transmitida nas redes sociais da presidenciável e do PCdoB.

A plataforma virtual é um espaço de debates de ideias interativo que consiste na construção colaborativa de um novo projeto de desenvolvimento para o país e seu povo. Temas como reformas estruturais, economia, emprego, participação popular, segurança pública e neutralidade na rede, estão disponíveis para inclusão de propostas e debate. Vídeos da pré-candidata explicando cada assunto também estão disponíveis na plataforma.



A plataforma OCUPA é uma iniciativa da União da Juventude Socialista (UJS) e é aberta a todas e todos os jovens do país. Segundo o manifesto da entidade sobre a plataforma, o objetivo é ocupar “o poder para mudar a política econômica que sempre favorece apenas os mais ricos e os grandes interesses financeiros”.

“Queremos ocupar o poder para garantir o investimento na educação pública de qualidade, o acesso da juventude ao transporte, à cultura, à saúde, ao trabalho. Queremos ocupar o poder para combater o machismo, o racismo, a LGBTfobia, para promover a vida dos jovens das periferias. Queremos ocupar o poder para defender a soberania nacional e o desenvolvimento do Brasil, para fortalecer a democracia, o avanço da nossa Ciência e Tecnologia”, aponta trecho do manifesto.


Para a entidade, a plataforma servirá para combater a onda de conservadorismo no país, os preconceitos e as injustiças.

Exposição

Com uma duração prevista para 40 minutos, Manuela fará a explanação das propostas programáticas, Bruno Martin fará a apresentação da plataforma e suas funcionalidades. Os especialistas vão comentar sobre ativismo digital.

Abaixo o perfil dos debatedores:

Bruno Martin é hacker e ativista digital. Como sócio e coordenador de projetos no Hacklab,  desenvolve projetos livres e abertos, como o TIMTec (timtec.com.br), usado no e-pronatec e no programa do Ministério da Educação (MEC). Desenvolve, também, o “Mapas Culturais”, hoje usado pelo Ministério da Cultura (mapas.cultura.gov.br) e por mais de dez estados brasileiros. Recentemente, arquitetou a plataforma de mobilização Ocupa! (ocupa.org.br).

Bruno é colaborador da Rede Livre (redelivre.org) e atua no centro de estudos da mídia alternativa Barão de Itararé.

Vinícius Wu (Bio)

Vinicius Wu, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Internet e Política, COMP, da PUC-Rio. Mestre em comunicação social. Idealizador do Gabinete Digital, projeto de democracia digital premiado por diversas instituições incluindo o Banco Mundial e a ONU.

Fabrício Solagna (Fuxu)

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador sobre a Governança da Internet no Brasil. Fui coordenador-executivo do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul e consultor em metodologias de participação digital para a Presidência da República para o site participa.br. Sou membro do grupo de pesquisa da Antropologia da Propriedade Intelectual e da Associação Software Livre.Org.

PC do B
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

A triste história de Dheymerson, o menino do “Pintinho Piu”

Pra você, um vídeo viral pode significar 30 segundos de risada, um compartilhamento e talvez uma repercussão nas redes sociais. E só. Mas e protagonista do viral, o que aquilo representa? A triste história de Dheymerson, o menino do pintinho piu, diz bem o que um momento repentino de fama na internet pode acarretar. Em 2011, Dheymerson postou o vídeo dele dublando a música do Pintinho Piu. Foi um viral instantâneo, muita gente compartilhou, ele foi presença carimbada em programas de TV e tudo mais — e também foi ao youPIX Festival 2012. No final do ano passado, conversamos com Elias, pai do garoto e publicamos uma matéria em janeiro deste ano. Ele tentava guinar a carreira de Dheymerson, lançando um CD com músicas infantis. Na época, ele já falava sobre o esforço feito para fazer com que o sucesso do viral se transformasse em uma renda pra família. “Morávamos em Russas, interior do Ceará e hoje em dia estamos em Fortaleza, capital. Abrimos mão de nossos empregos para inves