Pular para o conteúdo principal

O deputado José Sarto (PDT) contesta críticas à segurança pública do Estado



O deputado José Sarto (PDT) contestou, ontem, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, as críticas em relação à segurança pública do Estado.

Entre os pontos citados, o parlamentar refutou as afirmações acerca da falta de investimentos às atividades de inteligência em 2017, questão levantada pelo deputado Capitão Wagner (PR). Sarto discordou e citou a instalação de 700 câmeras de videomonitoramento, com softwares que fazem leitura capaz de identificar se o carro foi roubado ou se está em dia com a documentação.

“O Governo investiu em inteligência”, assegurou. “Este Governo foi o que mais contratou policiais civis. Se investir em Perícia Forense não é inteligência, então me digam o que é. O Governo tem investido na qualidade, na inteligência”, reiterou.

Sarto observou que é preciso avançar muito, “mas não se pode dizer que o Governo tem sido omisso”. Para o parlamentar, a questão da segurança “é um tema bastante complexo”. Ele lembra que todas as sugestões feitas pela oposição na Casa foram incorporadas. Entre elas, destacou a do Batalhão de Divisas, que hoje já conta com cinco companhias, e as equipes do Raio, estendido a quase todos os municípios cearenses.

Conforme recorda o deputado, parlamentares de oposição antes faziam críticas, afirmando que os investimentos contemplavam somente equipamentos e viaturas, como Hilux. Sarto afirma, no entanto, que hoje há um reconhecimento e valorização dos profissionais da segurança pública no Estado. “A questão da segurança não se resolve com o estalar de dedos, é muito mais complexa do que podemos imaginar. Ela é multifatorial. O Governo tem feito e dado o melhor do seu esforço, trabalhando diariamente para resolver e não se entregar à bandidagem aqui no Ceará”, disse. Sarto criticou ainda a tentativa de condicionar a mensagem que beneficia os agentes de saúde do Estado, em tramitação na Casa, à questão política.

Em aparte, o deputado Julinho (PDT) definiu como “presunção” querer condicionar a matéria que trata dos agentes de saúde a uma possível candidatura de Camilo Santana ao Governo do Estado. “Condicionar uma coisa à outra nos deixa impressionados”, afirmou.

A deputada Rachel Marques (PT) destacou a importância da propositura que contempla os agentes, avaliando como uma conquista histórica da categoria. “Essa categoria merece e cumpre papel importante na prevenção da saúde”, pontuou.

O deputado João Jaime (DEM) classificou a segurança como o maior problema enfrentado no Brasil, que tem tornado os brasileiros mais infelizes. “A questão da segurança é nacional. O crime organizado está organizado em todo o Brasil”, disse. Segundo ele, a situação do País mudou, e o Ceará recebe vários bandidos chefes de facções.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) disse que se deve politizar o debate em torno da segurança, mas sem transformá-lo num trampolim eleitoral. “O problema é sociológico, econômico, jurídico e de Legislação. É uma questão muito complexa", acrescentou

A deputada Augusta Brito (PCdoB) parabenizou o trabalho, a força e dedicação de todos os agentes de saúde. O deputado Jeová Mota (PDT) lembrou que há três anos o governador vem falando que a questão da violência é nacional e, por várias vezes, oficializou apoio da União, que foi negado. “Apenas este ano e agora, após a intervenção no Rio de Janeiro, mandaram reforço ao Ceará."
________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________