Pular para o conteúdo principal

Risco de suspensão dos carros-pipas repercute


O risco de redução de verbas federais e descontinuidade da Operação Carro-Pipa em Estados do Nordeste, como o Ceará, admitido no início desta semana pelo Alto Comando do Exército, obteve ampla repercussão no Interior cearense entre lideranças políticas e comunitárias. Gestores municipais mostraram que no período de agosto a dezembro aumenta a demanda por água no sertão, necessitando ampliar a distribuição do recurso hídrico.

"Esse anúncio preocupa todos nós e precisamos dar um grito de alerta porque o momento é de ampliar, e não reduzir a oferta de água", disse o vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Cedro, Nilson Diniz. "Todos os prefeitos estão preocupados com o quadro de escassez de água que vai se agravar nos próximos meses". De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o Ceará, atualmente, tem 138 municípios atendidos pela Operação Carro-Pipa Federal, que beneficia mais de 1,6 milhão de pessoas que residem em áreas rurais do Estado.

A característica geográfica do Semiárido cearense no decorrer do segundo semestre de cada ano é a ausência de pluviometria, maior consumo de água em decorrência do calor e da evaporação das reservas hídricas dos açudes. "A água é um bem essencial, uma prioridade, e os recursos para as ações de abastecimento como carro-pipa e perfuração de poços precisam ser ampliados", evidenciou Nilson Diniz.

O vice-presidente da Aprece disse que, ainda ontem, em Brasília, iria chamar a atenção de parlamentares da bancada cearense para sensibilizar e pressionar o governo federal afim de que o programa Carro-Pipa não apenas seja mantido, mas ampliado.

O secretário executivo, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ceará, Aderilo Alcântara, afirmou ser preocupante a possibilidade de redução de verbas. "É inadmissível e seria um absurdo. Estamos iniciando o período mais crítico de estiagem, quando existe uma demanda crescente por poços profundos e por carros pipas".

Alcântara observou, que neste últimos dois anos e meio, foram perfurados cerca de 3800 poços, mas lamentou que alguns não deram vazão suficiente para atender à demanda das comunidades rurais e urbanas, e outros estão secando no atual período. "Não há alternativa, a ação emergencial é o carro pipa para muitas situações".

Dezenas de cidades do Interior enfrentam crise de desabastecimento. A instalação de caixas de água de polietileno modificou o cenário urbano de vários municípios. Em Pedra Branca, Boa Viagem, Pereiro há centenas de recipientes que funcionam como chafarizes para coleta e distribuição de água aos moradores, implantados nas praças e esquinas.

A cidade de Solonópole corre risco de colapso nos próximos meses e em Campos Sales a escassez do recurso hídrico é cada vez mais grave. Para abastecer moradores de Catarina caminhões da Operação Pipa do Exército estão indo coletar água a mais de 200 km, após Parambu, no vizinho Estado do Piauí.

O açude Adauto Bezerra, que abastecia a cidade de Pereiro, secou há mais de três anos e os moradores dependem de água distribuída por caminhões pipa.

O presidente do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, César Cristóvão, reafirmou a necessidade de ampliação das ações de perfuração e instalação de poços profundos e de distribuição de água por meio de carros-pipa. "A necessidade por água está crescente e vai continuar assim até a chegada do próximo período chuvoso".

Resposta

O Ministério da Integração Nacional, por meio de nota, esclareceu que o Governo Federal não interrompeu e segue com a ação de abastecimento de água emergencial, por meio da Operação Carro-Pipa, às famílias afetadas pelo longo período de seca e estiagem no Nordeste. O investimento mensal é de R$ 80 milhões e segue regularmente.


A Pasta afirmou que a ação emergencial é dividida em dois eixos de atuação: a Operação Carro-Pipa Federal, que atende áreas rurais, e a Operação Carro-Pipa Estadual, para áreas urbanas, por meio das Comissões Estaduais de Defesa Civil.

Diário do Nordeste
_________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Tentativa de homicídio à bala em Tabuleiro

Hoje, dia 02/05 (sexta-feira), por volta por de 17h00min, na Rua Avelino Magalhães, proximidades do Bar da Tercíula, centro de Tabuleiro do Norte, foi vítima, de uma tentativa de homicídio a pessoa de Rafael Júnior da Silva, vulgo “bracin”, natural de Tabuleiro do Norte, 22 anos, desocupado e residente no centro de Tabuleiro. A vítima foi surpreendida por dois indivíduos não identificados, usando capacetes, numa motocicleta preta, sendo alvejada por quatro disparos(um nas costas, um nas nádegas e dois no braço), tendo em seguida, sido socorrido por populares, até o hospital local, posteriormente, transferido para o Hospital Regional de Limoeiro do Norte. Vale salientar que em meio aos disparos, a Sra Niracir Almeida Silva, natural do Estado do Rio Grande do Norte, 26 anos, agricultora e residente no centro de Tabuleiro, foi lesionada na perna, porém, sem maiores gravidades.  __________________________________________________________________