Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Limoeiro do Norte lança projeto pioneiro de Neuropatia


A Prefeitura de Limoeiro do Norte, através de uma ação intersetorial que une as secretarias de Saúde, Ação Social e Educação, realizou o lançamento do Curso de Capacitação em Naturopatia para os profissionais da atenção primária na manhã desta segunda-feira (23) no auditório do Instituto Federal do Ceará. O projeto é pioneiro na região e será ministrado pelo Especialista em Naturopatia, Veridiano Gadelha, e pelo Professor Doutor em Naturopatia Científica, Jean Alves Cabral.


O evento contou com a presença da Secretária de Ação Social, Arivan Lucena, da coordenadora da Atenção Básica, Renata Gadelha, que representou a Secretária de Saúde, Sandra Lira, do advogado, Dr. Magela, e dos vereadores Arimatéia Brito e Ângela Maria. Na ocasião, os professores fizeram uma explanação da grade do curso para os profissionais e explicaram a importância das terapias naturais na prevenção e no tratamento de doenças ou distúrbios físicos, visando melhorar a qualidade de vida da população do município. “ Esse trabalho com os agentes comunitários de saúde e os demais profissionais vai atingir a base da saúde, uma vez que eles têm contato direto com as famílias e vão levar o conhecimento sobre prevenção para a casa dos pacientes, diminuindo o sufoco do SUS”, esclarece Veridiano.


Com duração de dois anos, os agentes comunitários de saúde e de endemias, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, professores e demais profissionais irão aprender como o emprego de técnicas e materiais naturais podem reestabelecer o equilíbrio dos pacientes através do uso de plantas medicinais, cores, alimentos saudáveis, massagens e alinhamento de outras práticas de cuidados com o organismo. “Este é um projeto com 24 módulos que proporcionará formação e informação para os participantes, amparado por portaria do Ministério da Saúde que reconhece a Naturopatia Científica como metodologia para ser aplicada em toda nação brasileira”, fala professor Jean.


A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Juscilene Chaves, participou do evento e acredita na capacitação como uma forma de melhorar os processos de trabalho da categoria. “ Pela abertura deu para notar que vai ser um grande aprimoramento pra gente com melhoria de conhecimento. Os professores são excelentes e vão acrescentar novas práticas ao nosso trabalho. Isso eu garanto”.











Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde de Limoeiro do Norte
_________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Árbitro sorteado para partida entre Uniclinic e Fortaleza foi vetado pelo Leão ano passado

Como assegurado pela Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (CA/FCF), um quarteto local vai apitar o jogo entre Uniclinic e Fortaleza, quinta-feira, 8, no Domingão. O árbitro central será Luciano Miranda, que venceu o sorteio contra o experiente Cleuton Lima. Luciano Miranda é do quadro de Promissores da FCF, ou seja, aqueles que demonstram potencial para conseguir o escudo CBF nos próximos anos. Seus assistentes serão Mardônio Ribeiro (CBF), único oficialmente fora do movimento liderado pelo sindicato de árbitros, e Alden Christian (FCF 1). O sorteio, realizado na tarde de ontem, 5, não causou nenhuma reação oficial ou por rede social da direção do Fortaleza, que no ano passado pediu veto a Luciano Miranda. O motivo foi o alerta que ele, atuando como quarto árbitro, deu ao árbitro Gleysto Gonçalves de que o atleta Felipe havia tomado o segundo cartão amarelo, nas quartas-de-final do Campeonato Cearense, em jogo contra o Tiradentes. Quanto a recusa da