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Discurso de Camilo em ato do PDT deve chocar os petistas


A dimensão exata da participação do governador Camilo Santana (PT) na defesa da candidatura do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), será explicitada no dia da convenção que homologará a candidatura do chefe do Executivo municipal, em 5 de agosto, último dia do calendário eleitoral para a confirmação de candidaturas. Camilo, depois do prefeito, será a figura central do evento, embora lá devam estar todos os representantes da coligação partidária, a partir do ex-governador Cid Gomes, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Até o discurso na convenção, o governador nada acrescentará sobre o seu envolvimento na disputa municipal de Fortaleza, além dos registros aqui feitos desde o ano passado. Embora decepcionado com as vadiagens de figurões do seu partido, com a inércia da direção partidária de iniciar o processo de mudanças reclamado por vários filiados para o restabelecimento da moralidade, não está determinado a se desfiliar.

O fará, quando e se, qualquer gesto de companheiro, daqui ou de fora, lhe gere constrangimento na caminhada ao lado de Roberto Cláudio. A figura da licença da filiação, como alguns incautos apontam, não existe para o protagonismo que pretende ter na campanha do adversário de Luizianne Lins (PT).

Diferente

Na caminhada até o início de agosto, Camilo continuará fazendo as mesmas manifestações explícitas de apoio ao prefeito, bem menos contundentes daquelas ditas aos petistas com quem ponderou sobre a necessidade de adiamento do lançamento da candidatura de Luizianne. Para alguns deles o governador já chegou a comparar os pouco mais de três anos da atual gestão com os oito da ex-prefeita petista. Além de Fortaleza, Camilo vai ter participação efetiva em poucos outros municípios cearenses. O roteiro sempre estará combinado com o ex-governador Cid Gomes, incluindo candidatos do PDT, PT e outros partidos aliados.

A disputa deste ano, como já afirmado, será bem diferente de todas as demais realizadas, a partir da redução do prazo de campanha, do custo, deveras reduzido em relação ao pleito anterior, e das peculiaridades, como a de ata da convenção ter que refletir a realidade, diferente do passado quando o partido apresentava uma ata da convenção, alguns dias depois do evento, com as acomodações feitas para atender interesses dos partidos coligados, incluindo e tirando nomes de candidatos aos cargos legislativos, e, inclusive de vice-prefeito, como foi o caso da escolha do companheiro de chapa de Luizianne Lins em seu segundo mandato.

Hábito

Neste ano, os candidatos a prefeito de Fortaleza não poderão gastar, individualmente, mais do que R$ 9,2 milhões, a metade da maior despesa de um dos candidatos à Prefeitura da Capital em 2012. Sem dúvida, ainda é muito dinheiro para um só candidato gastar. Mas, pelo hábito do eleitor brasileiro e a disposição de comprar o mandato dos nossos políticos, tudo leva a crer que teremos muito desrespeito à atual legislação, apesar da previsão de punição dura para quem desatendê-la, no caso uma multa de 10% sobre o valor excedido e a abertura de um processo por abuso do poder econômico, punido com a cassação do registro da candidatura ou o diploma de eleito.

A redução do tempo e o novo formato da propaganda eleitoral, claro, diminuirão determinados gastos. Mas não custa caro apenas a elaboração dos programas de rádio e televisão. Todos os outros ingredientes, imprescindíveis na estrutura dos comitês eleitorais, permanecem, e inflados pelos índices inflacionários. O Ministério Público terá bem mais trabalho na fiscalização do cumprimento da lei para inibir o Caixa 2. A propósito, um candidato a vereador de Fortaleza só pode despender até R$ 491.300,72. No segundo turno da eleição de Fortaleza, os dois candidatos, individualmente, só podem gastar até R$ 2.782.978,92. Este montante não dá para pagar a estrutura do marketeiro.

Mudanças

Da atuação dos membros do Ministério Público, e de outros segmentos da sociedade, interessados em uma nova ordem política para o Brasil, dependerá a eficácia da legislação eleitoral posta em prática. Ela não é a ideal, mas se respeitada incutirá mudanças capazes de afastar aventureiros e contumazes compradores de votos para se aboletarem nos palácios e empanturrarem-se do dinheiro público. Podem até surgir novos indesejáveis, até piores, por certo, porém, até por serem neófitos, chegarão menos vorazes e receosos de praticarem os delitos comuns de hoje.

Na Capital, a fiscalização indiscutivelmente será bem mais atuante. O contingente de fiscalização oficial e da sociedade civil é bem mais expressivo. No Interior, no entanto, a situação é bem diferente, exceção nos grandes municípios, a partir da Região Metropolitana de Fortaleza. Em Sobral e Juazeiro do Norte, até pela influência do ambiente universitário de ambas, ainda acontece alguma ação inibidora das peraltices dos mais afoitos.


Nas demais cidades promete acontecer tudo como antes, infelizmente. Por lá, tem ainda a agravante de não se vislumbrar qualquer perspectiva de renovação dos quadros políticos. Os candidatos, sobretudo os majoritários, são bastante conhecidos do eleitorado, principalmente pelo clientelismo praticado.


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