Pular para o conteúdo principal

Senadores assinam projeto que prevê mudanças na Lei do Impeachment e proteção ao presidente no processo


O senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) protocolou, na quarta-feira (25), uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o processo de impeachment. O documento conta com a assinatura de 29 senadores, entre eles o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, e o senador Raimundo Lira (PMDB), presidente da Comissão do Impeachment da presidente afastada Dilma Rouseff (PT).

O documento protege a figura do presidente durante o processo, reduzindo o período de afastamento de 180 para 90 dias. Além disso, todas as decisões relativas ao impeachment serão tomadas com exigência do mesmo quórum: dois terços de cada Casa. Hoje, a abertura do processo no Senado, que resulta no afastamento do presidente, ocorre com maioria simples, ou seja, 42 votos. Com a alteração, sobe para 54.

A PEC prevê também que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) assuma a Presidência da República durante o período de afastamento do presidente. A medida visa a evitar que o vice-presidente, “investido no cargo, possa adotar comportamento orientado politicamente à concretização do afastamento do presidente eleito”.

O texto também estabelece, em casos de reeleição, a responsabilização por atos praticados em mandato anterior. A proposta deixa claro que os crimes inerentes às funções presidenciais praticados em um mandato podem ser objeto de responsabilização em mandato subsequente, ainda que não consecutivo.

Para o senador, “não é plausível adotar a tese de que, encerrado o mandato, crimes nele praticados são integralmente apagados da história, como se nunca tivessem ocorrido”.


Pinheiro classifica a legislação atual, elaborada na década de 1950, é "falha" e deixa o presidente vulnerável".

Ceará News 7

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Árbitro sorteado para partida entre Uniclinic e Fortaleza foi vetado pelo Leão ano passado

Como assegurado pela Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (CA/FCF), um quarteto local vai apitar o jogo entre Uniclinic e Fortaleza, quinta-feira, 8, no Domingão. O árbitro central será Luciano Miranda, que venceu o sorteio contra o experiente Cleuton Lima. Luciano Miranda é do quadro de Promissores da FCF, ou seja, aqueles que demonstram potencial para conseguir o escudo CBF nos próximos anos. Seus assistentes serão Mardônio Ribeiro (CBF), único oficialmente fora do movimento liderado pelo sindicato de árbitros, e Alden Christian (FCF 1). O sorteio, realizado na tarde de ontem, 5, não causou nenhuma reação oficial ou por rede social da direção do Fortaleza, que no ano passado pediu veto a Luciano Miranda. O motivo foi o alerta que ele, atuando como quarto árbitro, deu ao árbitro Gleysto Gonçalves de que o atleta Felipe havia tomado o segundo cartão amarelo, nas quartas-de-final do Campeonato Cearense, em jogo contra o Tiradentes. Quanto a recusa da