Pular para o conteúdo principal

4º Seminário Prefeitos Ceará destaca uso de novas tecnologias


Fortaleza. Com o objetivo de discutir ações sustentáveis para construir cidades inteligentes, mais de cem prefeitos e dezenas de gestores cearenses se reuniram, ontem, no 4º Seminário Prefeitos Ceará 2016. O evento, cujo tema desta edição é "Cidades Inteligentes", promove palestras e painéis focados na reflexão de como a tecnologia pode auxiliar a administração pública e também as políticas nas áreas de mobilidade, infraestrutura, águas residuais, gestão de resíduos, habitação e energia.

Representando o Governo do Estado, a vice-governadora Izolda Cela proferiu palestra magna durante a abertura e focou o debate na segurança pública, tema que considera um desafio atual de grandes e até mesmo de pequenos municípios. Para ela, o evento é importante para o desenvolvimento das gestões. "A inteligência na gestão é um dos pontos chave para superarmos as adversidades", declarou.

A vice-governadora acredita que um dos grandes desafios neste sentido diz respeito à intersetorialidade. "As áreas da gestão são diversas, e têm a obviedade de uma relação entre elas. No entanto, na prática, essa relação ainda deixa muito a desejar", defendeu. Citou como exemplo a luta contra a mortalidade infantil, que não deve ser uma responsabilidade apenas das pastas da Saúde, mas de outras, como Educação, Ação Social e Infraestrutura. "Isso desafia a inteligência da gestão atualmente", considerou a vice Izolda.


Novos temas

Promovido pelo Diário do Nordeste, o seminário encerra sua programação nesta terça-feira (24), trazendo temas como mobilidade urbana, energias renováveis, marketing político e desafios na política econômica para os municípios. O Seminário Prefeitos 2016 conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE).

De acordo com o presidente do órgão, Francisco Aguiar, é preciso estimular ações que possam qualificar a atuação dos prefeitos, que definem os rumos das políticas voltadas para a coletividade. "É preciso levar em consideração valores como ética, responsabilidade socioambiental e inovação", ressaltou.

É nessa perspectiva que se evidencia a importância de discutir instrumentos para a construção de mais cidades inteligentes pelo País.

"O conceito vai além da oferta de serviços digitais ao cidadão. A cidade inteligente tem um esforço consciente de utilizar a tecnologia na gestão, sem esquecer a participação da sociedade. Os recursos são limitados e as demandas da população são diversas. Por isso, é preciso buscar soluções inovadoras e baseadas em estudos sólidos", afirmou.

O diretor superintendente do Diário do Nordeste, Pádua Lopes, destacou que o tema é um dos mais instigantes na área das gestões urbanas atualmente, tendo em vista que significa um planejamento racional e harmonioso das cidades para que elas ofereçam melhor qualidade de vida aos seus habitantes e sejam mais humanas.

"O conceito técnico de Cidades Inteligentes, que se expande no mundo sob a terminologia inglesa de 'Smart Cities', compreende o sistema de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria de vida dos indivíduos. Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazerem uso estratégico na gestão pública da infraestrutura, dos serviços e da informação, de modo a dar resposta satisfatória às demandas sociais e econômicas da comunidade", afirmou Pádua Lopes.


Insegurança

Durante o seminário, a vice-governadora destacou que o plano de governo da atual gestão é construído em pelo menos sete eixos que se articulam, defendendo que um dos grandes desafios para cidades inteligentes é conseguir promover, na prática, essa interação entre as áreas.

Izolda trouxe como tema central da palestra o Ceará Pacífico - um pacto entre poderes e a sociedade civil para minimizar a violência. Conforme ela, a insegurança traz uma dimensão de complexidade que diz respeito aos fatores múltiplos de vulnerabilidade sobre os quais estão os atores envolvidos em crimes. Entre esses, estão a cultura da impunidade, o tráfico de drogas e de armas, a falta de oportunidades para a juventude e a degradação do espaço urbano.

Para Izolda, é preciso encarar esses temas com reflexão e compreensão mais profundas para promover ações e políticas públicas intersetoriais. "O homicídio é o carro-chefe do problema da insegurança. Mas ele é como a mortalidade infantil para a Saúde ou o analfabetismo para a Educação. Todos são produtores de diversos outros problemas e precisam ser solucionados intersetorialmente", finalizou.

O QUE ELES PENSAM

Por que construir cidades inteligentes?


"As cidades inteligentes nada mais são do que fazer muito com pouco. Se você tem pouco recurso, é preciso saber utilizá-lo de forma correta. Esse evento marca por uma vivência que pode ser transformadora para os municípios envolvidos. Estamos em um momento difícil com a crise, mas a dificuldade tem ensinado os municípios a sobreviver"

Expedito Nascimento
Prefeito de Piquet Carneiro e Pres. Da Aprece



"Um dos principais fatores sobre cidades inteligentes é que a gente tem que focar os recursos para uma gestão mais eficiente, dotando a cidade de acessibilidade, melhor infraestrutura e melhores serviços. Diante da crise financeira que vivemos, os prefeitos precisam aplicar os recursos da melhor forma para atender às demandas da população"

Weber Araújo
Prefeito de Russas



"Esse conceito é muito importante. Estamos passando por uma crise violenta com a mudança de governo e esperamos que melhore a situação dos municípios. A crise maior é em Brasília, mas quem sofre são os municípios. Esse evento nos traz perspectivas de como podemos lidar com isso de forma inteligente"

Washington Goes
Prefeito de Caucaia


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Árbitro sorteado para partida entre Uniclinic e Fortaleza foi vetado pelo Leão ano passado

Como assegurado pela Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (CA/FCF), um quarteto local vai apitar o jogo entre Uniclinic e Fortaleza, quinta-feira, 8, no Domingão. O árbitro central será Luciano Miranda, que venceu o sorteio contra o experiente Cleuton Lima. Luciano Miranda é do quadro de Promissores da FCF, ou seja, aqueles que demonstram potencial para conseguir o escudo CBF nos próximos anos. Seus assistentes serão Mardônio Ribeiro (CBF), único oficialmente fora do movimento liderado pelo sindicato de árbitros, e Alden Christian (FCF 1). O sorteio, realizado na tarde de ontem, 5, não causou nenhuma reação oficial ou por rede social da direção do Fortaleza, que no ano passado pediu veto a Luciano Miranda. O motivo foi o alerta que ele, atuando como quarto árbitro, deu ao árbitro Gleysto Gonçalves de que o atleta Felipe havia tomado o segundo cartão amarelo, nas quartas-de-final do Campeonato Cearense, em jogo contra o Tiradentes. Quanto a recusa da