Pular para o conteúdo principal

Cariri: Chuvas antecipam Hora de Plantar


Crato. O Cariri, nos últimos 15 dias, vem sendo beneficiado com as chuvas da pré-estação e os agricultores acabaram reivindicando a distribuição antecipada das sementes selecionadas do Projeto Hora de Plantar.

O cultivo começou e milhares de produtores continuam recebendo durante esta semana milho e feijão, entre outras sementes. Os locais de distribuição estão sendo abastecidos. Serão distribuídas, somente na região, 262.580 quilos grãos.

A entrega, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), foi iniciada na segunda-feira, pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Jardim e Barbalha. Cerca de 9 mil produtores estão sendo beneficiados em 13 municípios da região.

Pleito

O Cariri é a primeira região do Estado a ter registros de precipitações mais intensas nessa época do ano. Mesmo ainda sendo classificadas como chuvas da pré-estação, o preparo da terra é iniciado pelos produtores.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Antônio Alves da Gama, havia uma reivindicação dos pequenos agricultores, que já estavam preparando as suas terras e aproveitando as sementes que já tinham estocadas. "De qualquer forma, perdemos cerca de 15 dias, desde a primeira chuva. Esse período já dá para aproveitar a germinação das sementes", disse.

Todo ano há o lançamento oficial da entrega dos grãos pelo governo do Estado na região. A espera é por conta do anúncio do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ocorrido na última quinta-feira.

Em Crato, somente no primeiro dia de repasse, mais de 400 pessoas foram beneficiadas, mas cerca de 600 vão receber. São 20 quilos de sementes, sendo dez de milho e dez de feijão, ou apenas um tipo de produto, com opção a cargo do agricultor.

Preocupação

Os produtores vieram de toda as comunidades do Crato e já deixaram a terra pronta para receber a semente. Um deles é Raimundo Henrique Filho, da localidade de Monte Alverne. Ele afirma que já estava preocupado. "Estava precisando receber essa semente. Ano passado tivemos prejuízo e agora não podemos perder tanto tempo", afirmou. Ele não escondeu a alegria pela entrega acelerada do produto.

Na segunda-feira, ao receber o milho e o feijão, já foi direto para o roçado. Mesmo assim, tinha aproveitado o pouco do milho que tinha e o feijão e se adiantou com o cultivo.

Taxas

O agricultor Josué Gomes de Sousa, não ficou atrás e aproveitou os primeiros dias de chuva para plantar feijão de corda e milho. Com poucas precipitações, a fé do pequeno produtor é de que tenha colheita imediata, principalmente com a continuidade do ciclo chuvoso.

O Projeto Hora de Plantar esse ano dispensou a taxa dos produtores, por conta da perda de safra representativa, em virtude da estiagem em 2015.

Neste ano, estão sendo distribuídos, além do milho híbrido, o feijão de corda, feijão mulatinho e sorgo forrageiro. Missão Velha e Farias Brito recebem mais de 35 toneladas de milho. Jardim e Santana do Cariri serão abastecidos com cerca de 28 mil quilos do produto e estão entre os maiores produtores da região. Mas Missão Velha está à frente na quantidade de sementes, incluindo milho, feijão e sorgo, com 38.220 toneladas, seguido por Jardim e Farias Brito.

Pressão

A gerência regional da Ematerce, com escritório em Crato, está realizando a distribuição para 13 municípios. O engenheiro agrônomo Hernane Rocha, assessor regional do órgão, afirma que a distribuição acabou sendo antecipada em virtude das chuvas e também da pressão dos produtores e entidades.

O presidente do Sindicato disse que boa parte dos trabalhadores já plantou. Ele afirma que, a partir do primeiro dia de janeiro, com chuva, para o agricultor já é considerado tempo de inverno. "Se chover de noite, no outro dia os agricultores já estão no roçado plantando", diz ele.

Para Antônio Alves, o risco é o período de chuva não se prolongar tanto. Por conta dessa realidade, uma representatividade dos produtores foi à Ematerce reivindicar que as sementes fossem entregues antes do anúncio do prognóstico.

O professor de Meteorologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Danuzio Sousa, explica a quadra chuvosa na região normalmente se estende até o mês de maio. Sousa destaca o fim da pré-estação já no período que se configura como o início do inverno, em fevereiro.

Ele explica que é natural haver. A partir desse mês uma sequência de ciclo chuvoso, sob a influência da zona de convergência intertropical, que impacta sobre as chuvas até o fim da quadra.

O professor afirma que o El Niño poderá ainda está influenciando a região, mas com menos intensidade. Caso venha diminuindo, poderá haver a influência da La Niña, trazendo um período chuvoso mais intenso.

Fixação

Embora esteja muito longe dos ganhos que se obtém com a agricultura irrigada, fundamental para o agronegócio, a agricultura de sequeiro é bastante estimulada pelo governo. Isso se dá pela capacidade de abranger um grande número de agricultores familiares, que tanto pela tradição quanto pelas condições reais de subsistência tiram o sustento do cultivo que aproveita as águas das chuvas. Além disso, é um elemento de grande significação para a fixação do homem no campo.

Nesse sentido, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, descartou qualquer restrição na distribuição das sementes, mesmo com o quadro adverso, baseado no prognóstico da Funceme, divulgado na quarta-feira passada. Na ocasião, o secretário confirmou o lançamento oficial pelo governador Camilo Santana, ainda neste mês.

Conforme prognóstico divulgado pela Funceme, o Ceará deverá experimentar mesmo o quinto ano consecutivo de seca. Isso tem como base a probabilidade de 65% que a quadra chuvosa fique abaixo da média; 25% em torno da média; e apenas 10% acima da média.


No entanto, não é essa a fé que move os agricultores. Segundo Dedé Teixeira, o lançamento oficial ocorrerá, inclusive, na região do Cariri, onde a distribuição já começou. "Trata-se de uma cobrança dos agricultores, que já começaram a plantar aos sinais das primeiras chuvas", disse o secretário. Um novo prognóstico da quadra chuvosa será divulgado na segunda quinzena de fevereiro, apontando para os meses de março, abril e maio.

Diário do Nordeste
_____________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro foi empossada

Na noite de ontem, dia 20 de Dezembro de 2017, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ocorreu a posse da nova diretoria do Esporte Clube Limoeiro, que comandará o destino o nosso Cavalo de aço pelos próximos dois anos. A diretoria para o biênio 2018/2019 ficou assim definida: Presidente: Marcos Junior Vice-presidente: Francisco Fernando Tesoureiro: Juciê Leandro 2º Tesoureiro: José Leoni Secretário: Ricardo Maia 2º Secretário: Arineudo Roberto Diretor de Esportes: Josué Castro Diretor Social e Relações Públicas: Francisco Miller (Rádio) e Bruno Alacy Bezerra (Mídias Digitais). _________________________________________________________________________________