Pular para o conteúdo principal

Açudes do Centro do Estado continuam secos


Canindé. Embora as chuvas de janeiro já tenham alcançado o dobro da média histórica no Ceará, trazendo alegria principalmente para o sertanejo, o quadro hídrico dos reservatórios públicos do Centro do Estado continua crítico. Os açudes Sousa e São Mateus, em Canindé, ainda estão secos. Não é diferente em Quixeramobim, onde a barragem da cidade e o Açude Fogareiro ainda não acumularam água neste ano. No Vieirão, em Boa Viagem, outra cidade abastecida nos últimos meses com água de poços profundos e carros-pipa, a situação não é diferente.

Apesar do quadro ainda caótico na bacia do Curu, onde estão o Sousa e o São Mateus, e a maioria dos açudes continua com volume inferior aos 5%, o clima já é de festa na região. Os agricultores saem a campo, aram e plantam nos seus roçados, principalmente em Canindé, onde as chuvas dos últimos dias, além de molharem a terra ainda encheram alguns barreiros. "Será um alívio, pelo menos nos próximos meses, para abastecer os moradores de algumas localidades e matar a sede dos animais", comenta o agricultor Francisco Cipriano da Silva. Ele mora na localidade de Barro Branco.

A bacia do Banabuiú, mais ao Centro do Estado, ainda apresenta a situação mais crítica, com cinco açudes sem água. Apenas Curral Velho, em Morada Nova, e o Pedras Brancas, em Quixadá, estão com mais de 60% dos seus volumes. Mesmo assim, observado o aporte hídrico atual, de 88,82hm³, está bem acima dos níveis da bacia do Salgado (60,05hm³), da Serra da Ibiapaba (21,58hm³), dos Sertões de Crateús (19,40hm³) e do Baixo Jaguaribe (0,06hm³).

Aportes

O último boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) aponta volume de 2,25 bilhões de m³, distribuídos nos 153 açudes monitorados pela Companhia. Foram registrados aportes em 69 deles, destacando-se o Angicos, Aracoiaba, Araras, Arneiroz II, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Edson Queiroz, Figueiredo, Frios, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas, Pentecoste e Taquara. Os açudes Colina, Patos, Realejo e Santo Antônio de Aracatiaçu deixaram o volume morto. O Parambu, São Domingos II, São José III, Tijuquinha e Trici não estão mais secos. Neste ano já foi registrado um aporte de 78,7 milhões de m³, destaca o relatório.

Conforme avaliação feita pela Cogerh, o nível dos reservatórios do Estado encontra-se estável. Essa foi a conclusão tomada na última reunião do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense. Atualmente, a média geral de volume d'água nos 153 reservatórios monitorados pela Cogerh se mantém em 12,7%. Um alívio para este começo de ano, considerando-se que três açudes, o Caldeirões, em Saboeiro; o Trici, em Tauá; e o Colina, em Quiterianópolis, já atingiram suas cotas máximas e sangraram.

Entretanto, há atenção especial à situação de vários municípios onde a estiagem ainda se estende. São os casos de Quixeramobim, Salitre e Ibicuitinga, entre outros. "Em Parambu, por exemplo, a chuva está ajudando bastante, mas, mesmo assim, até o fim da próxima semana, o governo do Estado pretende entregar mais 13 chafarizes equipados à Prefeitura", explicou o secretário-chefe de gabinete, Élcio Batista, no último encontro do Comitê da Seca. É ele quem coordena as reuniões, todas as sextas-feiras no Palácio da Abolição.

Mais informações:


Cogerh- (85)3218-7020

Notícia do Diário do Nordeste
________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

A triste história de Dheymerson, o menino do “Pintinho Piu”

Pra você, um vídeo viral pode significar 30 segundos de risada, um compartilhamento e talvez uma repercussão nas redes sociais. E só. Mas e protagonista do viral, o que aquilo representa? A triste história de Dheymerson, o menino do pintinho piu, diz bem o que um momento repentino de fama na internet pode acarretar. Em 2011, Dheymerson postou o vídeo dele dublando a música do Pintinho Piu. Foi um viral instantâneo, muita gente compartilhou, ele foi presença carimbada em programas de TV e tudo mais — e também foi ao youPIX Festival 2012. No final do ano passado, conversamos com Elias, pai do garoto e publicamos uma matéria em janeiro deste ano. Ele tentava guinar a carreira de Dheymerson, lançando um CD com músicas infantis. Na época, ele já falava sobre o esforço feito para fazer com que o sucesso do viral se transformasse em uma renda pra família. “Morávamos em Russas, interior do Ceará e hoje em dia estamos em Fortaleza, capital. Abrimos mão de nossos empregos para inves