Pular para o conteúdo principal

Candidatos ao Senado se enfrentam em debate na TV O Povo neste domingo

Assista clicando na Imagem
Chegou a hora de colocar frente a frente os personagens que, nestas eleições, se enfrentam pela cobiçada vaga no Senado. Neste domingo (31), às 18 horas, a TV O POVO promove debate entre Tasso Jereissati (PSDB), Mauro Filho (Pros), Raquel Dias (PSTU) e Geovana Cartaxo (PSB).




Em disputa

A partir de 2015, um deles ficará com a cadeira ocupada pelo hoje senador Inácio Arruda (PCdoB) e passará a representar o Ceará na Casa de maior prestígio político do Legislativo brasileiro.

Composição

A disputa pelo Senado em 2014 é mais acirrada que a anterior. Diferentemente de 2010, quando duas vagas foram abertas, desta vez só há espaço para um vencedor. Quem ganhar passa a integrar a bancada cearense ao lado dos senadores José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) – este último, candidato ao governo, que deixará o suplente Waldemir Catanho (PT) na vaga, caso seja eleito para o Executivo.

Em jogo

Em jogo, além do salário de R$ 26,7 mil e de vários benefícios, está também o papel estratégico nas decisões políticas do Estado e do País. Quem vencer poderá participar de discussões que deverão ser jogadas para os próximos anos, como a redução da jornada de trabalho, a reforma tributária, dentre outros temas.

Tabuleiro

A campanha rumo ao Senado em 2014 também mexe com a composição das forças políticas do estado. Se vencer, Tasso volta ao protagonismo após quase quatro anos recluso nos bastidores – em caso de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) passa a ser o único opositor no grupo cearense. Já uma possível vitória de Mauro Filho praticamente encerra a carreira política do tucano, além de significar trunfo para o governador Cid Gomes (Pros), que se despede do mandato. Se levarem a vaga, Raquel Dias e Geovana Cartaxo subverterão a lógica até agora apontada pelas pesquisas.

Formato

O debate entre os concorrentes ao Senador terá formato semelhante ao do Executivo, realizado no último domingo pela TV O POVO. Nos quatro primeiros blocos, cada candidato ficará no centro da “roda”, respondendo aos questionamentos da produção e dos concorrentes. Haverá réplica e tréplica.

Temas

Os temas abordados, no entanto, serão outros: relação entre poderes, desenvolvimento regional, segurança pública, meio ambiente, educação, saúde, trajetória pública, conjuntura econômica, reforma política e pacto federativo. O debate terá transmissão ao vivo da rádio O POVO/CBN e do portal O POVO Online.

Comento

A TV O Povo conseguiu o que as demais emissoras de televisão tentam sem sucesso: tornar o debate interessante. O formato escolhido, com os candidatos no centro da roda, respondendo aos questionamentos como se estivessem em uma sabatina, inquiridos pelos demais candidatos, traz uma dinâmica que atrai o interesse do eleitor e dá uma nova cor a este tipo de programa.

Candidatos

Geovana - A advogada ambientalista e professora da UFC disputa sua primeira eleição. Tem militância nas áreas de meio ambiente e direitos humanos.

Mauro - Formado em Economia, com PhD em Ciências Econômicas, é deputado estadual pelo Pros. Já foi secretário do Planejamento e chefe da Casa Civil do Estado. Até abril, era secretário da Fazenda do Governo Cid.

Raquel - Doutora em Educação e professora da Uece, tem trajetória ligada ao movimento sindical e à militância nas áreas de educação e direito das mulheres. Foi candidata a senadora em 2010.

Tasso - Já governou o Ceará por três vezes e ocupou cargo de senador até 2010. Desde então, após derrota nas urnas, manteve-se no bastidor político e agora volta à disputa eleitoral.

Serviço: Debate com os quatro candidatos ao Senado
Data: domingo, dia 31 de agosto
Hora: às 18h
Local: TV O POVO


Com informações do jornal O Povo
Via Política com K

_________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Homicídio à bala em Quixeré

A vítima foi morta com a moto em movimento Hoje, dia 09/11, por volta das 04h30min, na localidade de Barreiras em Quixeré, foi vítima de homicídio à bala a pessoa de José Damião Neto, 41 anos, agropecuarista, natural de Mossoró, filho de José Felipe de Sena e Lúcia de Jesus Oliveira. O mesmo foi alvejado à bala no momento em que trafegava em sua moto, uma Honda Fan 150, de cor vinho e placa OIL-7089/Quixeré.