Pular para o conteúdo principal

Duas cidades do Vale do Jaguaribe não registraram homicídios em quatro anos


Somente 3,2% dos cearenses podem dizer que vivem em um município onde assassinatos não são uma preocupação. São 28.109 pessoas estabelecidas em cidades que não registraram nenhuma morte do tipo entre 2008 e 2012, de acordo com o Mapa da Violência 2014.

Os municípios ‘onde reina a paz’ são: Alcântaras, Palhano e Potiretama. Alcântaras, a 285 quilômetros de Fortaleza, possui uma população de 10.956 habitantes.

De acordo com o comandante do destacamento da Polícia Militar do município, sargento Francisco Lindonjohnson Vasconcelos, o efetivo é de apenas nove policiais, em revezamento. “Realizamos muitas abordagens, principalmente de veículos com placas que não são da cidade. Mas aqui muito tranquilo. É uma cidade com muitas famílias, o povo é bem pacato e ainda acredita no trabalho policial”, conta.

O comandante, que atua há dois anos na cidade, nunca presenciou um homicídio no local. “Há mais de 10 anos não acontece um assassinato. De vez em quando têm uns roubos, mas é mais na área rural. No Festival de Quadrilha, por exemplo, as pessoas não dão um empurrão sequer”, brinca. Segundo o sargento, de janeiro a julho deste ano foi apreendida apenas uma arma de fogo no município.

Os moradores também comemoram a segurança na cidade, como é o caso do comerciante Betinho, dono de uma loja de material de construção – situada no Centro de Alcântaras. “A cidade é pacata demais. Essa violência toda ainda não chegou aqui. A droga, infelizmente, está começando a aparecer, mas as pessoas usam mais por vício, não é pra fazer o que não presta não”, diz.
‘Todo mundo se conhece’

O mesmo acontece em Potiretama, a 280 km de Fortaleza, cuja população é estimada em 6.181 pessoas. O efetivo policial é de seis homens; em breve, de acordo com o destacamento, chegarão mais três para preencher o quadro. Segundo um policial da Delegacia, que não quis se identificar, de 2008 a 2014. O crime é tão incomum na cidade, que é possível relatar todos os detalhes. “O último que aconteceu foi em fevereiro. Um rapaz que vinha em uma motocicleta matou um que vinha no caminhão, perto da divisa, há uns 8 quilômetros”, relembra.

O segredo é a prevenção. O trabalho baseia-se em abordagens. Se aparece alguém de fora, a polícia fica em alerta. “Todo mundo conhece todo mundo. Você entra numa rua, sai pela outra e já conheceu a cidade toda. Então se vem alguém de fora, as pessoas ligam pra gente”.



Tribuna do Ceará
____________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

18/09/2013 - Plantão Policial

Prisão por furto em Russas Ontem, dia 18 por volta das 14h50min, na localidade de Malhadinha, zona rural de Russas, foi preso Regiano Marques de Melo, 22 anos, natural de Russas. O mesmo foi preso por ter furtado de um bar de propriedade da Sra. Maria Edilene de Lima, 31 anos, natural de Russas, 09 carteiras de cigarro e quantia de R$ 100,00 do caixa do estabelecimento. Cumprimento de mandado judicial em Potiretama Ontem, dia 18 por volta das 14h30min, foi cumprido o mandato de prisão, baseado no artigo 217 (que trata de seduzir menor de 18 e maior de 14, e ter com ela conjunção carnal) O mandado de prisão foi expedido pelo o juiz da 4º Vara da comarca de Potiretama, em desfavor de Antônio Marcos Basílio Oliveira, vulgo Baquinhas, de 35 anos e natural de Iracema. Prisão com base na lei seca em Quixeré Ontem, dia 18 por volta das 19h00min, durante averiguação de uma denuncia de embriaguez ao volante, foi preso José de Fatima do Norte, 42 anos, natural de Quixeré, o q

Árbitro sorteado para partida entre Uniclinic e Fortaleza foi vetado pelo Leão ano passado

Como assegurado pela Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (CA/FCF), um quarteto local vai apitar o jogo entre Uniclinic e Fortaleza, quinta-feira, 8, no Domingão. O árbitro central será Luciano Miranda, que venceu o sorteio contra o experiente Cleuton Lima. Luciano Miranda é do quadro de Promissores da FCF, ou seja, aqueles que demonstram potencial para conseguir o escudo CBF nos próximos anos. Seus assistentes serão Mardônio Ribeiro (CBF), único oficialmente fora do movimento liderado pelo sindicato de árbitros, e Alden Christian (FCF 1). O sorteio, realizado na tarde de ontem, 5, não causou nenhuma reação oficial ou por rede social da direção do Fortaleza, que no ano passado pediu veto a Luciano Miranda. O motivo foi o alerta que ele, atuando como quarto árbitro, deu ao árbitro Gleysto Gonçalves de que o atleta Felipe havia tomado o segundo cartão amarelo, nas quartas-de-final do Campeonato Cearense, em jogo contra o Tiradentes. Quanto a recusa da